FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA A ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A ANÁLISE SWOT
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p520-538Palavras-chave:
Autonomia. Avaliação. Estratégia de Ensino. GestãoResumo
O objetivo do presente estudo é estudar como uma ferramenta de gestão poderia dar pistas sobre a eficiência da avaliação da aprendizagem em uma gestão escolar democrática e como ela é construída no dia a dia da escola. Teve embasamento teórico nas ideias de Michael Porter e Nóvoa. A metodologia foi etnográfica com abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória, e os dados obtidos por meio das técnicas do Grupo Focal (GF) e de entrevistas, que serviram para complementar as dúvidas que escaparam no GF. A pesquisa concluiu que é clara a contradição vivida na escola sobre o que queremos, o que fazemos e o cotidiano da gestão geral da escola, impactando negativamente no contexto da formação dos educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.