FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA A ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A ANÁLISE SWOT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p520-538

Palavras-chave:

Autonomia. Avaliação. Estratégia de Ensino. Gestão

Resumo

O objetivo do presente estudo é estudar como uma ferramenta de gestão poderia dar pistas sobre a eficiência da avaliação da aprendizagem em uma gestão escolar democrática e como ela é construída no dia a dia da escola. Teve embasamento teórico nas ideias de Michael Porter e Nóvoa. A metodologia foi etnográfica com abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória, e os dados obtidos por meio das técnicas do Grupo Focal (GF) e de entrevistas, que serviram para complementar as dúvidas que escaparam no GF. A pesquisa concluiu que é clara a contradição vivida na escola sobre o que queremos, o que fazemos e o cotidiano da gestão geral da escola, impactando negativamente no contexto da formação dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefa Sonia Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes, Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação

Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

FONSECA, Josefa Sonia; TAVARES FONSECA DE MORAES NUNES, Cristiane. FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA A ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A ANÁLISE SWOT. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 520–538, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p520-538. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7518. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos