TRANSIÇÕES ESTUDANTIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PESQUISAR COM A SOCIOLOGIA DISPOSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p384-402

Palavras-chave:

Sociologia disposicional. Transições educacionais. Educação superior.

Resumo

O artigo propõe uma delimitação teórico-metodológica para analisar transições educacionais, tendo como foco passagens entre ensino médio e educação superior. As transições entre etapas de ensino ou entre momentos distintos no interior da educação formal são entendidas como oportunidades para mobilizar disposições e reflexividades. Parte-se de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, a fim de investigar o que marca as trajetórias e as transições no processo de socialização dos estudantes. Elabora-se uma compreensão teórico-metodológica para estudo de universos empíricos relativas ao acesso, permanência, evasão nas trajetórias dos atores. Conclui-se, elaborando caminhos metodológicas para interpretar o que os estudantes produzem e reelaboram socialmente em períodos de transição educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Elizabete Caregnato, Docente Associado Faculdade de Educação da UFRGS

Possui Mestrado em Ciência Política pela UFRGS (1992) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2004). É professora associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, sendo também membro da Comissão Coordenadora do Programa (2017-2019). Pesquisa e orienta pesquisas, a partir da Sociologia da Educação, sobre temas da educação superior e da educação de nível médio. Também trabalha com aspectos sociológicos e educacionais no âmbito do ensino de Sociologia. 

Ricardo Gausmann Pfitscher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação

Guilherme de Oliveira Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação

Bolsista CNPq

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

CAREGNATO, Célia Elizabete; GAUSMANN PFITSCHER, Ricardo; DE OLIVEIRA SOARES, Guilherme. TRANSIÇÕES ESTUDANTIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PESQUISAR COM A SOCIOLOGIA DISPOSIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 384–402, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p384-402. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7484. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos