POÉTICA DAS VÉRTEBRAS: UMA PESQUISA EDUCATIVA BASEADA NAS ARTES

Autores

  • Débora da Rocha Gaspar Universitat de Girona (UdG) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (em licença para assuntos particulares)
  • Sílvia Úbeda Portabella Escola Mossen Jacint Verguedar - Barcelona / España
  • María Luisa de la Fuente Melendro. Profesora dos Anos Iniciais da Escola Mossen Jacint Verdaguer - Barcelona / España (aposentada)
  • María Luisa Álvarez Páez Escola Mossen Jacint Verdaguer - Barcelona / Espanha

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p169-192

Palavras-chave:

Pesquisa Educativa Baseada nas Artes (PEBA). Interdisciplinaridade. Educação Visual e Plástica.

Resumo

Um encontro inesperado, mais de 9000Km de distancia, uma experiência docente compartilhada, e um informe de pesquisa curioso são as vértebras desta experiência. Este artigo narra o encontro de mundos docentes: quatro pedagogos dos Anos Iniciais da Catalunha e uma professora de Arte brasileira, trabalhando juntas no projeto Tándem em Artes (Música) na escola Mossèn Jacint Verdaguer em Barcelona. O relato  dessa experiência educativa é elaborado a partir de metodologias artísticas de pesquisa, em que o informe final, como objeto viajante, gerou novos encontros: com a Fundação Miró e mais adeptos à trabalhar por projetos na escola Jacint Verdaguer em Barcelona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora da Rocha Gaspar, Universitat de Girona (UdG) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (em licença para assuntos particulares)

Pesquisadora Ordinária da Universitat de Girona (2017-18 / atual). Professora em licença para assuntos particulares da Universidade Federal de Santa Catarina. Pos-doutorado em andamento na Universidad Complutense de Madrid. Doutora em "Artes y Educación" pela Universidad de Barcelona. Master en "Artes y Educación: un enfoque construccionista" pela Universidad de Barcelona. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Ensino da Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Licianciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Sílvia Úbeda Portabella, Escola Mossen Jacint Verguedar - Barcelona / España

Professora dos Anos Iniciais, Inglês e Educação Infantil há 12 anos. Graduação em "Mestra d’Educació Especial" pela Universitat de Barcelona (2007-2010); Pós-graduada em Psicologia Clínica Infantil pela Fundació Eulàlia Torras Beà (2004-2005). Licenciada em Psicologia pela Universitat de Barcelona (1999-2003). 

María Luisa de la Fuente Melendro., Profesora dos Anos Iniciais da Escola Mossen Jacint Verdaguer - Barcelona / España (aposentada)

Profesora de Educação Infantil e Anos Iniciais há 35 anos, atualmente aposentada. "Mestra de primaria, especialista en educación infantil" e Licenciada en "Psicología, especialidad: clínica" pela Universidad Central de Barcelona. 

 

 

María Luisa Álvarez Páez, Escola Mossen Jacint Verdaguer - Barcelona / Espanha

Professora dos Anos Iniciais há 29 anos. Licenciada em "Filosofia i Cièncias de l'Educació" pela Universitat de Barcelona (1989).

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

GASPAR, Débora da Rocha; PORTABELLA, Sílvia Úbeda; MELENDRO., María Luisa de la Fuente; PÁEZ, María Luisa Álvarez. POÉTICA DAS VÉRTEBRAS: UMA PESQUISA EDUCATIVA BASEADA NAS ARTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 169–192, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p169-192. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7474. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas