A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p308-329Palavras-chave:
Antropologia. Educação. Pesquisa. Santa Catarina.Resumo
As ciências sociais no pós IIª Guerra foram basilares para a construção teórica da educação. O conceito antropológico de cultura era fundamental para desconstruir a concepção biológica da vida coletiva, presente no Brasil desde o início da República. A mudança no aporte teórico visava atenuar preconceitos das mais variadas ordens. Tal percepção possuía centralidade para que a educação, entendida como socialização, cumprisse essa função. Potencializar a eficiência da escola, desvendando por meio da pesquisa social, os padrões das culturas locais, era indispensável para o objetivo de adequar a escola ao projeto socializador. Analisamos a inserção da abordagem antropológica nas pesquisas em educação realizadas em Santa Catarina, tendo por referência o antropólogo Santos e as pesquisas realizadas no Cepe sob sua coordenação na década de 1960.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.