NEUROMOVIES: ENSINANDO NEUROCIÊNCIAS PELAS LENTES DOS FILMES

Autores

  • Mathilde Tiellen Mariquito Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Flávio Haragushiku Otomura Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Roberta Ekuni Universidade Estadual do Norte do Paraná http://orcid.org/0000-0003-1490-0184

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p612-630

Palavras-chave:

Cinema. Educação. Extensão. Neurociências. Popularização da Ciência.

Resumo

Utilizar filmes é um recurso pedagógico eficiente na popularização das Neurociências. O projeto de extensão “NeuroMovies” propôs apresentar filmes temáticos para a divulgação científica. Uma enquete nas redes sociais selecionou os temas dos filmes (Alzheimer precoce, doença degenerativa, narcolepsia e prosopagnosia). As inscrições foram gratuitas, por meio de um formulário online que continha questões sobre as temáticas. Ocorreram 4 sessões, de abril a julho de 2016, e ao final de cada sessão, os ouvintes responderam um questionário. Participaram das sessões, respectivamente 88, 54, 38, 37 ouvintes. Divulgar neurociência pela lente dos filmes foi eficiente e agradável, além de corrigir os conhecimentos prévios equivocados sobre os temas mais desconhecidos. Os discentes envolvidos adquiriram uma boa vivência em eventos extensionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mathilde Tiellen Mariquito, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Aluna de graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Participou como voluntária de organização de eventos extensionistas e projetos de extensão. Selecionada para o Projeto Rondon Paraná 2018.

Obra em destaque (artigo aceito para publicação):
VIEIRA, M. N. F. ; Macacare, O.T. ; CRUZ, E. M. S. ; MARIQUITO, M. T. ; ROCHA, L. R. M. ; EKUNI, Roberta . Relato de experiência: visita de alunos da apae no evento ?Conhecendo o Cérebro 2015?. PESQUISEDUCA, 2018.


Flávio Haragushiku Otomura, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor Adjunto na UENP. Graduado em Medicina Veterinária pela PUCPR, graduação em PEDAGOGIA pela UEM, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde (UEM).


Obra em destaque:

Ekuni, R ; SOUZA, B. M. N. ; COSTA, C. L. ; OTOMURA, F. . Projeto de Extensão Grupo de Estudos em Neurociência : divulgando neurociência e despertando vocações.. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 5, p. 55, 2014.

Roberta Ekuni, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora Adjunta no Centro de Ciências Biológicas. Mestre e Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia (UNIFESP) com período sanduíche na Washington University in St. Louis. Coordenadora do Programa de Extensão Grupo de Estudos em Neurociência na UENP. Editora da coleção Caçadores de Neuromitos.

Obra em destaque:

EKUNI, RPOMPEIA, S. . O impacto da divulgação científica na perpetuação de neuromitos na educação. Revista da Biologia, v. 15, p. 21-28, 2016.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

MARIQUITO, Mathilde Tiellen; OTOMURA, Flávio Haragushiku; EKUNI, Roberta. NEUROMOVIES: ENSINANDO NEUROCIÊNCIAS PELAS LENTES DOS FILMES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 612–630, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p612-630. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7470. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas