O ENSINO DE SOCIOLOGIA PERANTE A DUALIDADE HISTÓRICA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p539-566Palavras-chave:
Ensino Médio. Ensino de Sociologia. Projeto Societário.Resumo
O presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida à luz do materialismo histórico-dialético. Nele busca-se analisar a relação entre os desafios históricos do Ensino Médio no Brasil, as transformações societárias e o ensino de Sociologia em sua intermitência e finalidades. No decorrer do estudo defende-se a tese de que existe uma intrínseca relação entre a configuração do sistema educacional cuja expressão maior está na dualidade que afeta, sobretudo, o Ensino Médio e os problemas estruturais da sociedade de classes, sendo a situação da Sociologia consequência direta das indefinições da etapa educacional na qual está inserida. Por fim, conclui-se que os desafios que afetam o Ensino Médio e a disciplina Sociologia não lhes são próprios, e sim, refletem os problemas estruturais da sociedade na qual estão inseridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.