O ENSINO DE SOCIOLOGIA PERANTE A DUALIDADE HISTÓRICA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n2p539-566

Palavras-chave:

Ensino Médio. Ensino de Sociologia. Projeto Societário.

Resumo

O presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida à luz do materialismo histórico-dialético. Nele busca-se analisar a relação entre os desafios históricos do Ensino Médio no Brasil, as transformações societárias e o ensino de Sociologia em sua intermitência e finalidades. No decorrer do estudo defende-se a tese de que existe uma intrínseca relação entre a configuração do sistema educacional cuja expressão maior está na dualidade que afeta, sobretudo, o Ensino Médio e os problemas estruturais da sociedade de classes, sendo a situação da Sociologia consequência direta das indefinições da etapa educacional na qual está inserida. Por fim, conclui-se que os desafios que afetam o Ensino Médio e a disciplina Sociologia não lhes são próprios, e sim, refletem os problemas estruturais da sociedade na qual estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas/Doutorando

Licenciado em Pedagogia (UNEAL, 2010) e em Ciências Sociais (UFAL, 2017), Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor, poeta e escritor.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

MELO, Valci. O ENSINO DE SOCIOLOGIA PERANTE A DUALIDADE HISTÓRICA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 539–566, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n2p539-566. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7396. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos