COM O PENSAMENTO DO CORAÇÃO, ENTRELAÇANDO DOCÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p57-77Palavras-chave:
Arte, Educação Infantil, Formação estética docente, James Hillman, Pesquisa (auto)biográfica.Resumo
O presente artigo compartilha questões e caminhos de investigação trilhados por um grupo de pesquisa que estuda formação estética docente, arte e infância e assume os aportes teórico-metodológicos das abordagens (auto)biográficas como principais referências. Coloca em discussão concepções de estética, trazendo para o campo da Educação elementos que, tradicionalmente, localizam-se no âmbito da Arte e da Filosofia. Em diálogo com o analista James Hillman, para quem a estética diz respeito à necessidade vital de reconhecer a anima mundi e o órgão da percepção, retomando a tradição fiorentina, é o coração, lugar da imaginação, conclui-se que a formação estética docente envolve abrir espaços para a escrita de si, fertilizando a (re)animação da vida, dentro e fora da docência: aisthesis.
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