COM O PENSAMENTO DO CORAÇÃO, ENTRELAÇANDO DOCÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA

Autores

  • Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p57-77

Palavras-chave:

Arte, Educação Infantil, Formação estética docente, James Hillman, Pesquisa (auto)biográfica.

Resumo

O presente artigo compartilha questões e caminhos de investigação trilhados por um grupo de pesquisa que estuda formação estética docente, arte e infância e assume os aportes teórico-metodológicos das abordagens (auto)biográficas como principais referências. Coloca em discussão concepções de estética, trazendo para o campo da Educação elementos que, tradicionalmente, localizam-se no âmbito da Arte e da Filosofia. Em diálogo com o analista James Hillman, para quem a estética diz respeito à necessidade vital de reconhecer a anima mundi e o órgão da percepção, retomando a tradição fiorentina, é o coração, lugar da imaginação, conclui-se que a formação estética docente envolve abrir espaços para a escrita de si, fertilizando a (re)animação da vida, dentro e fora da docência: aisthesis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense.

Atua na graduação e na pós-graduação - mestrado e doutorado em Educação.

Lider do FIAR- Circulo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

OSTETTO, Luciana Esmeralda. COM O PENSAMENTO DO CORAÇÃO, ENTRELAÇANDO DOCÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 57–77, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p57-77. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7307. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático