EXPERIÊNCIA E AMOROSIDADE: ABRINDO CAMINHOS PARA A PESQUISA

Autores

  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Carla Clauber da Silva Prefeitura Municipal de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p7-28

Palavras-chave:

Amorosidade, Cartografia, Experiência, Pesquisa

Resumo

RESUMO O artigo busca refletir sobre a necessidade de se legitimar outros modos de pesquisar na academia, uma vez que ainda hoje tal cultura está enraizada em pressupostos estabelecidos pelo método científico. O objetivo é reiterar que a pesquisa é uma escolha conectada ao pesquisador e seus interlocutores, pois durante o processo investigativo produzem conhecimentos e metodologias, que se desdobram em múltiplos olhares. De abordagem qualitativa, o artigo apoia-se na leitura bibliográfica e em pesquisas (entre)laçadas nas quais o compartilhamento de ideias, a experiência e a amorosidade se fazem presentes. Os resultados apontam para a importância de pesquisados e pesquisadores tornarem-se sujeitos da pesquisa, abertos a outros movimentos de pensares e sentires, invertendo a lógica do método científico por um modo provisório e inacabado de pesquisar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Carla Clauber da Silva, Prefeitura Municipal de Joinville

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1990); mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é membro do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE; professora da Prefeitura Municipal de Joinville. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: curriculo, formação de professores, educação, currículo e fracasso escolar.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; DA SILVA, Carla Clauber. EXPERIÊNCIA E AMOROSIDADE: ABRINDO CAMINHOS PARA A PESQUISA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 7–28, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p7-28. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7302. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático