POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS EM INSTANTÂNEOS DE AULA E PESQUISA: ´ENTRE´LEITURAS E ESCRITAS COM IMAGENS

Autores

  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Francieli Regina Garlet Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Professora temporária do Curso de Artes Visuais. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p78-100

Palavras-chave:

Experiências estéticas. Investigação Baseada nas Artes. Leituras e escritas com imagens. Pesquisa e educação das artes visuais.

Resumo

Essa escrita se produz junto a uma problemática que incita a pensar nas potências que brotam em meio a operações de leitura e escrita com imagens nas ações de investigar e criar/propor/experienciar práticas educativas. Noções como ‘espreita’ (DELEUZE, 1988-1989), ‘atitude estética’ (PEREIRA, 2012), ‘experiência estética’ (KASTRUP, 2010) e ‘estética como acontecimento’ (LINS, 2012), operadas junto a instantâneos de aula e pesquisa, bem como a abordagem teórico-metodológica amparada pela perspectiva da Investigação Baseada nas Artes (HERNÁNDEZ, 2013) e filosofias da diferença, instigam os autores a pensar e discutir modos de tratamento de imagens e da própria articulação leitura/escrita que sustentem um contraponto à representação e à recognição, apostando em investidas mais inventivas em relação a tais ações/materialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora Associada IV do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Doutora em História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Obra organizada com Fernando Hernández, A formação do professor e o ensino das artes visuais, 2ª edição em 2015 pela editora da UFSM.

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

É professor adjunto do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, RS/Brasil. Obra Um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?, lançada em 2017 pela editora da UFSM. 

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutoranda (2015-2018) e Doutora em Educação (2014) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS. Atualmente é professora Externa de Artes Visuais do Curso de Graduação à Distância de Educação Especial. Obra: Pesquisa e compartilhamentos entre narrativas fílmicas. In: Raimundo Martins; Irene Tourinho. (Org.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. 1a.ed. Santa Maria, RS: Editora da UFSM, 2017. p. 275-302.

Francieli Regina Garlet, Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Professora temporária do Curso de Artes Visuais. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

Professora temporária pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação do Curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Obra: Pesquisar andarilho: pensar a docência desde outros lugares, artigo publicado no livro Arte, Educação e Cultura. 2 edição revisada e ampliada, organizado pela Profa. Dra. Marilda Oliveira de Oliveira Editora da UFSM, Santa Maria, 2015.

 

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; MOSSI, Cristian Poletti; CARDONETTI, Vivien Kelling; GARLET, Francieli Regina. POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS EM INSTANTÂNEOS DE AULA E PESQUISA: ´ENTRE´LEITURAS E ESCRITAS COM IMAGENS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 78–100, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p78-100. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7291. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático