O MUSEU DE ARTE E SUA DIMENSÃO EDUCATIVA: EM DEFESA DA CRIANÇA PEQUENA COMO PÚBLICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p145-168

Palavras-chave:

pesquisa em educação

Resumo

Esse artigo apresenta um recorte da tese “Para Habitar o Museu com o público Infantil: uma proposta de formação colaborativa entre professoras da infância e profissionais do Museu Municipal de Arte de Curitiba”. O objetivo centra-se em refletir sobre a educação museal e a sua relação com a infância. Seguindo uma linha qualitativa, a pesquisa bibliográfica e as observações de campo indicam que a partir do entendimento de um museu educativo, reconhecer a presença da criança pequena em seu espaço, torna-se possível pela disponibilidade e investimento intelectual e sensível daqueles que estão diretamente envolvidos nesse trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange de Fátima Gabre, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Departamento de Educação Infantil.

 

Doutora em Educação, na linha de pesquisa: Arte, Linguagem e Currículo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville. Especialização em Museologia pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Especialização em Educação Especial/Inclusão pela Universidade Federal do Paraná; Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná; Atua na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba no Departamento de Educação Infantil, na equipe de Currículo.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

GABRE, Solange de Fátima. O MUSEU DE ARTE E SUA DIMENSÃO EDUCATIVA: EM DEFESA DA CRIANÇA PEQUENA COMO PÚBLICO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 145–168, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p145-168. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7282. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático