EVASÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

  • Natalia Neves Macedo Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daniele Cristina Da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p815-840

Palavras-chave:

Evasão. Formação de professores. Licenciatura em Química.

Resumo

Com o objetivo de analisar e discutir os possíveis fatores desencadeadores da evasão acadêmica nos cursos de licenciatura, foi analisado o caso de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade Federal brasileira entre os anos de 2016 e 2017. Para a análise dessa problemática, os estudo contou com as visões e percepções dos próprios estudantes que desistiram do curso. Um questionário foi enviado a 214 estudantes que entre o primeiro semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2016 evadiram-se do curso. Ao todo foram obtidas 59 participações. A partir da análise dos dados, podemos observar que vários fatores têm desencadeado a evasão acadêmica no curso em questão, dentre eles a ausência de condições que garantam não apenas o seu acesso, mas também a sua permanência no curso de licenciatura e na futura profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pedagoga, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Educação pela mesma Universidade. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Principais obras (recentes):

DEIMLING, Natalia Neves Macedo; REALI, A. M. M. R. . THE INSTITUTIONAL PROGRAM OF INITIATION TO TEACHING SCHOLARSHIP, THE PROFESSIONAL CHOICES AND THE TEACHING WORKING CONDITIONS. EDUCAÇÃO EM REVISTA, v. 33, p. 1-23, 2017.

DEIMLING, N. N. M.; REALI, A. M. M. R. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a questão que envolve a melhoria da qualidade da educação básica. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 39, p. 555, 2017.

DEIMLING, Natalia Neves Macedo; BORGES, FABIANA VIGO AZEVEDO ; CORRÊA, ANDRÉ GARCIA . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DE PESQUISAS ACADÊMICAS: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 11, p. 65-91, 2016.

LIMA, K. P. ; BELTRAME, K. K. ; RIBEIRO, L. D. ; SILVA, D. A. ; ALVES, M. R. ; DEIMLING, N. N. M. ; VALDERRAMA, P. . Proposta didático-pedagógica para o ensino de Química: cromatografia em papel & análise quantitativa. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA, v. 11, p. 10-21, 2016.

Daniele Cristina Da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

DEIMLING, Natalia Neves Macedo; DA SILVA, Daniele Cristina. EVASÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 815–840, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p815-840. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7242. Acesso em: 22 nov. 2024.