EVASÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p815-840Palavras-chave:
Evasão. Formação de professores. Licenciatura em Química.Resumo
Com o objetivo de analisar e discutir os possíveis fatores desencadeadores da evasão acadêmica nos cursos de licenciatura, foi analisado o caso de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade Federal brasileira entre os anos de 2016 e 2017. Para a análise dessa problemática, os estudo contou com as visões e percepções dos próprios estudantes que desistiram do curso. Um questionário foi enviado a 214 estudantes que entre o primeiro semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2016 evadiram-se do curso. Ao todo foram obtidas 59 participações. A partir da análise dos dados, podemos observar que vários fatores têm desencadeado a evasão acadêmica no curso em questão, dentre eles a ausência de condições que garantam não apenas o seu acesso, mas também a sua permanência no curso de licenciatura e na futura profissão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.