A MEDIAÇÃO LITERÁRIA NA LEITURA E NA CONSTRUÇÃO DE POEMAS-OBJETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p101-122

Palavras-chave:

Formação de leitores, mediação literária, poema-objeto.

Resumo

Este artigo discute as possibilidades de mediação literária do poema-objeto explorada pelos bolsistas do PIBID de Letras da Universidade do Vale do Itajaí em uma escola da Rede Municipal de Itajaí, Santa Catarina. Centra-se a atenção no poema-objeto por possibilitar a compreensão da literatura como arte. A metodologia utilizada é qualitativa e de intervenção, e os instrumentos de coleta de dados foram portfólios produzidos pelos bolsistas. As análises foram feitas por meio da análise de conteúdo. O aporte teórico foi Neitzel e Carvalho (2016), Barthes (2003), Heidegger (2003) e Larrosa (2016). As propostas literárias possibilitaram aos bolsistas uma revisão de postura, a de “mestres emancipadores”, e a sala de aula passou a ser espaço de fazer experiência, onde os estudantes foram protagonistas de sua própria aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel, UNIVALI - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Doutora em Literatura pela UFSC. Pesquisa sobre educação estética, formaçãod e professores e leitura. Atua como professora no PPGE da UNIVALI orientando no mestrado e doutorado.

Taiza Mara Rauen Moraes, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Doutora em Literatura pela UFSC. Coordenadora do PROLER UNIVILLE. Professora do Mestrado em Patrimonio e Cultura da Univille.

Amanda Demétrio dos Santos, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Estudante do curso de Letras da Univali. Bolsista do PIBID e do Projeto de extensão ContArte.

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Publicado

2019-05-17

Como Citar

NEITZEL, Adair de Aguiar; MORAES, Taiza Mara Rauen; DOS SANTOS, Amanda Demétrio. A MEDIAÇÃO LITERÁRIA NA LEITURA E NA CONSTRUÇÃO DE POEMAS-OBJETO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 101–122, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p101-122. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7237. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Número Temático