PORTFÓLIOS REFLEXIVOS E ESCRITA DE SI: O QUE REVELAM AS CRIANÇAS?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p772-791Palavras-chave:
avaliação do ensino, construção de sentido, portfólio do aluno, reflexão.Resumo
Este artigo é sobre portfólios reflexivos construídos por crianças de um primeiro ano do ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso cujo objetivo é construir compreensões acerca do que a escrita que os educandos produzem revela a eles próprios e à professora. Os dados são os portfólios produzidos pelas crianças. Analisa-se o que evidenciam em seus portfólios e como ocorre o movimento reflexivo sobre si e sobre a própria aprendizagem. A escrita nos portfólios revelou que a sua construção possibilitou reflexões discente, produção de sentidos, buscas por estabelecer relações, exercícios de metacognição e avaliações da aprendizagem e do ensino. Ademais, quando os alunos revelaram os sentidos que atribuiam às propostas didáticas, eles possibilitaram à professora uma reorganização da prática em favor dos aprendizados das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.