PORTFÓLIOS REFLEXIVOS E ESCRITA DE SI: O QUE REVELAM AS CRIANÇAS?

Autores

  • Vanessa França Simas GEPEC-FE-UNICAMP
  • Guilherme do Val Toledo Prado GEPEC-FE-UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p772-791

Palavras-chave:

avaliação do ensino, construção de sentido, portfólio do aluno, reflexão.

Resumo

Este artigo é sobre portfólios reflexivos construídos por crianças de um primeiro ano do ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso cujo objetivo é construir compreensões acerca do que a escrita que os educandos produzem revela a eles próprios e à professora. Os dados são os portfólios produzidos pelas crianças. Analisa-se o que evidenciam em seus portfólios e como ocorre o movimento reflexivo sobre si e sobre a própria aprendizagem. A escrita nos portfólios revelou que a sua construção possibilitou reflexões discente, produção de sentidos, buscas por estabelecer relações, exercícios de metacognição e avaliações da aprendizagem e do ensino. Ademais, quando os alunos revelaram os sentidos que atribuiam às propostas didáticas, eles possibilitaram à professora uma reorganização da prática em favor dos aprendizados das crianças.

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Biografia do Autor

Vanessa França Simas, GEPEC-FE-UNICAMP

Doutora em Educação pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas - Brasil) e pela UGR (Universidad de Granada - Espanha). Pesquisadora do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas.

Guilherme do Val Toledo Prado, GEPEC-FE-UNICAMP

Professor Livre-Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisador e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada.

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Publicado

2019-11-28

Como Citar

SIMAS, Vanessa França; PRADO, Guilherme do Val Toledo. PORTFÓLIOS REFLEXIVOS E ESCRITA DE SI: O QUE REVELAM AS CRIANÇAS?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 772–791, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p772-791. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7210. Acesso em: 22 dez. 2024.