DA POLÍTICA DE ACESSO À LUTA PELA PERMANÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PAIETS AOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p841-857

Palavras-chave:

Acesso. Permanência. Indígenas. Quilombolas. Universidade

Resumo

Os órgãos de educação muito recentemente estão se adaptando para a inclusão de indígenas e quilombolas no contexto universitário através de ações afirmativas prevendo o ingresso desses sujeitos aos cursos das mais diversas áreas. Nesta conjuntura, estaria à universidade preparada para receber a diversidade que estes trazem, bem como comprometer-se com a valorização cultural e saberes que cada membro destas comunidades possui, para que estes desiguais não venham a optar por uma possível evasão? Este artigo tem por objetivo tracejar breve relato referente a gêneses do subprograma de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior, denominado PAIETS Indígena e Quilombola, bem como expor as estratégias criadas com foco no enfrentamento das problemáticas que surgem a partir do ingresso das comunidades tradicionais no ensino superior.

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Biografia do Autor

Marcel Jardim Amaral, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Assistente Social, bolsista CAPES, integrante do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação
Ambiental e Popular – GEFEAP, mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em
Educação/PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande/FURG; membro da coordenação do
subprograma de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnicos e Superior – PAIETS INDÍGENA E
QUILOMBOLA., Rio Grande, RS, Brasil;

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Professor e Pesquisador do Instituto de Educação nos Programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA (Atual Coordenador)  e Educação - PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande; Líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP);  Editor Chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Foi Pró Reitor de Assuntos Estudantis de 2013-2017.

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Publicado

2019-11-28

Como Citar

AMARAL, Marcel Jardim; ALVES PEREIRA, Vilmar. DA POLÍTICA DE ACESSO À LUTA PELA PERMANÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PAIETS AOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 841–857, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p841-857. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7204. Acesso em: 22 dez. 2024.