O DOCENTE EM FORMAÇÃO E O DOCENTE FORMADOR: UMA VISÃO SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL NA GRADE CURRICULAR

Autores

  • Patricia Mirella de Paulo Falcão Universidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
  • Daniel Mill Departamento de Educação - UFSCar http://orcid.org/0000-0002-8336-3645

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p745-771

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Superior, Tecnologias Digitais

Resumo

Mudanças advindas da utilização das tecnologias digitais têm sido amplamente debatidas e com isso discursos propagam que as crianças dominam tais dispositivos de maneira mais efetiva que os professores, portanto, a formação docente encontra-se em um momento crítico. Entrevistamos 2 coordenadores e 75 alunos do curso de pedagogia, objetivando identificar seus conhecimentos sobre tais tecnologias. Ao final, os dados demonstram que os alunos estão cônscios sobre a necessidade de utilizar a tecnologia na educação, porém não estão sendo preparados para tal. Concluímos que ainda que existam disciplinas na grade curricular dos cursos de pedagogia, parece haver uma espécie de inércia ou desconhecimento da real necessidade acerca da utilização eficiente das tecnologias digitais dentro do cenário escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mirella de Paulo Falcão, Universidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) - Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Graduada em Matemática, especialista em Comércio Eletrônico e em Informática Aplicada a Educação. Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar, com dissertação: Estudo sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mediadoras da construção do conhecimento na percepção de professores em formação e de crianças do ensino fundamental, na Linha Linguagens, Comunicação e Ciência. Professora de Informática para o ensino fundamental e técnico, com ênfase na construção do conhecimento. Atualmente doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

Daniel Mill, Departamento de Educação - UFSCar

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugual. É membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

FALCÃO, Patricia Mirella de Paulo; MILL, Daniel. O DOCENTE EM FORMAÇÃO E O DOCENTE FORMADOR: UMA VISÃO SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL NA GRADE CURRICULAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 745–771, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p745-771. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7202. Acesso em: 22 dez. 2024.