POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE EAD NO ENSINO SUPERIOR: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E ALGUMAS ANÁLISES

Autores

  • Miguel Alfredo Orth Universidade Federal de Pelotas - UFPel http://orcid.org/0000-0002-4516-1815
  • Patrícia Kayser Vargas Mangan Universidade LaSalle
  • Marcus Freitas Neves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia Sul-rio-grandense - Unidade de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p858-884

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação de Profissionais da Educação, Instituições de Ensino Superior, Política da educação.

Resumo

O artigo discute as políticas públicas brasileiras de Educação a Distância (EaD) com foco no ensino superior a partir da proposição de uma linha do tempo dividida em duas fases e quatro ciclos. Metodologicamente, apoia-se na revisão de literatura da área e na pesquisa documental. Entre os resultados destacamos a do amparo legal que a EaD obteve na década de 2000, bem como o conjunto de políticas públicas que foram pensadas para estimular e regular a EaD nas IES do Brasil.  Além disso, destacamos a contradição que emerge entre o enunciado do artigo 67 da LDB nº 9.394/96, que fala da valorização dos profissionais da educação e o processo de precarização das condições de trabalho dos profissionais da educação em EaD, e da contradição que emerge entre os projetos pedagógicos e a concepção de tutoria que a maioria dos  cursos apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Alfredo Orth, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui licenciatura plena em Estudos Sociais - Habilitação em História pelo Centro Universitário La Salle (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Coordena o Grupo de Pesquisa - Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (FORPRATIC) e participa do grupo de pesquisa - Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. De 1997 a 2011 foi professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle e de 2006 a 2011 professor pesquisador do Programa de Pos-Graduação em Educação da mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Na docência leciona disciplinas de Fundamentos da Educação, Metodologia da Pesquisa, Políticas de Formação de Professores, Tecnologias da Informação e da Comunicação entre outras e na pesquisa foca questões relacionadas as sub-áreas da Formação de Professores, Informática na Educação,Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação e Metodologia da Pesquisa.

Patrícia Kayser Vargas Mangan, Universidade LaSalle

Bacharel (1995) e Mestre (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade La Salle (UNILASALLE) desde 2000, atuando na graduação e pós-graduação stricto sensu. Professora permanente do PPG em Memória Social e Bens Culturais (Mestrado Profissional e Doutorado Interdisciplinar), vinculada à linha de Memória e Linguagens Culturais. Com formação em Ciência da Computação, atua principalmente nos temas de sistemas distribuídos e escalonamento. Também atua nas temáticas de Inclusão Digital, Acessibilidade Web, Museus Virtuais, Educação a Distância e Cibercultura. Atualmente é Diretora de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu na UNILASALLE.

Marcus Freitas Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia Sul-rio-grandense - Unidade de Pelotas

Comunicador Social (Publicitário) pela Universidade Católica de Pelotas (2007); Especialista em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Programador Visual no Instituto Federal Sul-rio-grandense, trabalhando com Educação à Distância e produção de material didático. Também atua na área de Comunicação e Publicidade, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: arte-final / produção gráfica, criação publicitária, design, vídeo, direção de arte e novas tecnologias. Trabalhou em agências de publicidade, atuando, ainda hoje, como freelancer.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

ORTH, Miguel Alfredo; MANGAN, Patrícia Kayser Vargas; NEVES, Marcus Freitas. POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE EAD NO ENSINO SUPERIOR: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E ALGUMAS ANÁLISES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 858–884, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p858-884. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7188. Acesso em: 22 nov. 2024.