POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE EAD NO ENSINO SUPERIOR: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E ALGUMAS ANÁLISES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p858-884Palavras-chave:
Educação a Distância, Formação de Profissionais da Educação, Instituições de Ensino Superior, Política da educação.Resumo
O artigo discute as políticas públicas brasileiras de Educação a Distância (EaD) com foco no ensino superior a partir da proposição de uma linha do tempo dividida em duas fases e quatro ciclos. Metodologicamente, apoia-se na revisão de literatura da área e na pesquisa documental. Entre os resultados destacamos a do amparo legal que a EaD obteve na década de 2000, bem como o conjunto de políticas públicas que foram pensadas para estimular e regular a EaD nas IES do Brasil. Além disso, destacamos a contradição que emerge entre o enunciado do artigo 67 da LDB nº 9.394/96, que fala da valorização dos profissionais da educação e o processo de precarização das condições de trabalho dos profissionais da educação em EaD, e da contradição que emerge entre os projetos pedagógicos e a concepção de tutoria que a maioria dos cursos apresenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.