O CÉREBRO ADOLESCENTE E O PROCESSO BIOLÓGICO HISTORICAMENTE CONDICIONADO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p622-642Palavras-chave:
Cérebro adolescente, Atividade de estudo, Desenvolvimento omnilateral,Resumo
O presente artigo é parte integrante de uma tese de doutorado e tem como objetivo analisar as mudanças que ocorrem no cérebro adolescente e discutir, a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o papel da educação escolar no desenvolvimento omnilateral nessa etapa do desenvolvimento humano. Para tanto, este estudo foi dividido em dois itens: No primeiro foram apresentadas as primeiras aproximações dos estudos sobre a fisiologia do cérebro, os quais foram denominados como a fenomenologia do cérebro adolescente. No segundo, buscou-se a compreensão para além da aparência fenomênica do cérebro adolescente por meio da análise da atividade social e a unidade dialética dos processos psíquicos e fisiológicos. O artigo conclui que a complexidade psíquica do ser humano se forma em decorrência da atividade social e tais estruturas podem não se formar se certas atividades não existirem para uma determinada pessoa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.