O CÉREBRO ADOLESCENTE E O PROCESSO BIOLÓGICO HISTORICAMENTE CONDICIONADO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Ricardo Eleutério dos Anjos UNESP
  • Newton Duarte UNESP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p622-642

Palavras-chave:

Cérebro adolescente, Atividade de estudo, Desenvolvimento omnilateral,

Resumo

O presente artigo é parte integrante de uma tese de doutorado e tem como objetivo analisar as mudanças que ocorrem no cérebro adolescente e discutir, a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o papel da educação escolar no desenvolvimento omnilateral nessa etapa do desenvolvimento humano. Para tanto, este estudo foi dividido em dois itens: No primeiro foram apresentadas as primeiras aproximações dos estudos sobre a fisiologia do cérebro, os quais foram denominados como a fenomenologia do cérebro adolescente. No segundo, buscou-se a compreensão para além da aparência fenomênica do cérebro adolescente por meio da análise da atividade social e a unidade dialética dos processos psíquicos e fisiológicos. O artigo conclui que a complexidade psíquica do ser humano se forma em decorrência da atividade social e tais estruturas podem não se formar se certas atividades não existirem para uma determinada pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Eleutério dos Anjos, UNESP

Possui graduação em Psicologia pela FEA/Araçatuba, Mestrado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, com bolsa da CAPES e Doutorado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, com bolsa da CAPES. Pesquisador no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq com o título: Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP/Araraquara e no Grupo de Pesquisa GEDHEE - Grupo de Estudos em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar - Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Histórico-cultural, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente. Atualmente é professor e supervisor de estágio em Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia do Esporte (curso de psicologia da UNOESTE/Presidente Prudente) e professor de Psicologia da Educação (curso de Pedagogia da FATEB - 1° lugar no Concurso Público da Fundação Municipal de Ensino de Birigui. Edital nº 02/2013). Com base nos referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, realiza pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Adolescência; A Relação entre Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico; Processos Psicológicos Básicos e Personalidade. Autor de artigos e capítulos de livros.

Newton Duarte, UNESP

Nascido na cidade de São Paulo, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos em 1985 e obteve o título de Mestre em Educação pela mesma universidade em 1987. Defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, em 1992. Desde 1988 é docente da UNESP e leciona no campus de Araraquara. Nessa universidade obteve, em 1999 o título de Livre-Docente e em 2009 foi nomeado para o cargo de Professor Titular. De agosto de 2003 a junho de 2004 realizou pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá e de agosto de 2011 a julho de 2012 foi pesquisador visitante na Universidade de Sussex, Inglaterra. Coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação que conta com pesquisadores de várias universidades brasileiras. É pesquisador associado ao Institute for the Humanities, University of Simon Fraser, Vancouver, Canadá. É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos destacam-se os livros: Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos (2016); A Individualidade Para Si (2013), Vigotski e o Aprender a Aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana (2000); Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? (2003); Crítica ao Fetichismo da Individualidade (2004); Critical Perspectives on Activity: Explorations across Education, Work and Everyday Life (2006) co-editada com Peter Sawchuk e Mohamed Elhammoumi; Arte, Conhecimento e Paixão na Formação Humana: Sete Ensaios de Pedagogia Histórico-Crítica (2010) em coautoria com Sandra Della Fonte; A Pedagogia Histórico-Crítica e a Luta de Classes na Educação Escolar(2012) em coautoria com Dermeval Saviani. Seus atuais projetos de pesquisa são: 1) A liberdade como uma das categorias nucleares da pedagogia histórico-crítica; 2) Arte e formação humana em Lukács e Vigotski; 3) A perspectiva marxista em educação e as pedagogias contemporâneas

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

DOS ANJOS, Ricardo Eleutério; DUARTE, Newton. O CÉREBRO ADOLESCENTE E O PROCESSO BIOLÓGICO HISTORICAMENTE CONDICIONADO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL À EDUCAÇÃO ESCOLAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 622–642, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p622-642. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7171. Acesso em: 22 dez. 2024.