MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: DESAFIOS E EXPECTATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p885-903

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, ProfEPT, IFPR

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a proposta de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, o ProfEPT, ofertado em Rede, por 18 Institutos Federais, contextualizando desafios e as expectativas. Considerando a complexidade do objeto, suas relações e causas, caracteriza-se, como de abordagem qualitativa. Conclui-se que alinhado as finalidades institucionais, o ProfEPT se propõe a: i) ofertar formação continuada, numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado; ii) promover o desenvolvimento de trabalhos de investigação interdisciplinar, na perspectiva de melhoria dos processos educativos e de gestão; e iii) atender a demanda nacional por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integrem os saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Licenciada em Educação Física (UFAM), Especialista em Formação de Professores em Educação a Distância e em Exercício e Qualidade de Vida (UFPR), Mestre e Doutora em Educação (PUC/PR). Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)do Instituto Federal do Paraná e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas temáticas: educação a distância, educação profissional e tecnológica, formação de professores, mediação pedagógica e aprendizagem a distância.

Licenciada em Educação Física (UFAM), Especialista em Formação de Professores em Educação a Distância e em Exercício e Qualidade de Vida (UFPR), Mestre e Doutora em Educação (PUC/PR). Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) do Instituto Federal do Paraná e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas temáticas: educação a distância, educação profissional e tecnológica, formação de professores, mediação pedagógica e aprendizagem a distância.

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Graduada em Pedagogia (UTP). Mestre e Doutora em Educação (UFPR). Pós Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Pós Doutora pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Formação de Professores, atuando principalmente nas temáticas: Trabalho e Educação, Formação de Professores e Educação Profissional.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; URBANETZ, Sandra Terezinha. MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: DESAFIOS E EXPECTATIVAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 885–903, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p885-903. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7154. Acesso em: 22 dez. 2024.