MEMÓRIAS SOBRE OS INSPETORES ESCOLARES EM SANTA CATARINA

Autores

  • Geane kantovitz Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p693-717

Palavras-chave:

Inspetores Escolares, Memória, Professoras Catequistas.

Resumo

O artigo aborda as representações construídas acerca dos Inspetores Escolares da escola pública primária de Santa Catarina na segunda metade do século XX. As narrativas são de integrantes de uma congregação religiosa católica feminina, instituída em 1915 em Rodeio (SC), nomeada de Companhia das Catequistas. O percurso teórico e metodológico da pesquisa foi a história oral, sendo a memória coletiva (HALBWACHS, 2003) a principal categoria de análise. Em suas memórias, as tipificações realizadas pelos inspetores eram harmonicamente aceitas pelas irmãs porque faziam parte da realidade social em que elas estavam inseridas; dessa forma, faziam o possível para adequar-se a elas e legitimar sua função diante do inspetor e para atribuir credibilidade à instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geane kantovitz, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre na área de Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Autora de artigos e capítulos de livros relacionados ao Ensino de História e História da Educação. Entre eles, O livro didático de História como objeto material da cultura escolar: uma experiência a partir da Rede Salesiana de Escolas; Memórias das Irmãs Catequistas acerca de suas práticas docentes;Construção da memória histórica para além da sala de aula no Alto Vale do Itajaí: a imprensa e as festas cívicas (1930-1940); As apropriações do saber histórico por meio do livro didático de história da rede salesiana de escola. 

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

KANTOVITZ, Geane. MEMÓRIAS SOBRE OS INSPETORES ESCOLARES EM SANTA CATARINA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 693–717, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p693-717. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7110. Acesso em: 22 dez. 2024.