MEMÓRIAS SOBRE OS INSPETORES ESCOLARES EM SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p693-717Palavras-chave:
Inspetores Escolares, Memória, Professoras Catequistas.Resumo
O artigo aborda as representações construídas acerca dos Inspetores Escolares da escola pública primária de Santa Catarina na segunda metade do século XX. As narrativas são de integrantes de uma congregação religiosa católica feminina, instituída em 1915 em Rodeio (SC), nomeada de Companhia das Catequistas. O percurso teórico e metodológico da pesquisa foi a história oral, sendo a memória coletiva (HALBWACHS, 2003) a principal categoria de análise. Em suas memórias, as tipificações realizadas pelos inspetores eram harmonicamente aceitas pelas irmãs porque faziam parte da realidade social em que elas estavam inseridas; dessa forma, faziam o possível para adequar-se a elas e legitimar sua função diante do inspetor e para atribuir credibilidade à instituição.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.