A BARCA FURADA? JOVENS ALUNOS E SUAS RELAÇÕES COM A SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p643-669

Palavras-chave:

Ensino Médio. Jovens. Sala de Aula. Sociologia da Juventude.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre as relações de jovens alunos com a sala de aula com o objetivo de verificar se eles apreciavam aquilo que vivenciavam dentro dela. Foi realizado em uma escola de Ensino Médio e adotou como procedimentos metodológicos para coleta de dados: o grupo focal, entrevistas e questionários. Assumiu como referencial teórico principal, os estudos no campo da juventude, com ênfase na Sociologia da Juventude. Diante dos resultados inferiu que as impressões de senso-comum que os jovens não gostam da sala de aula não correspondem com o que foi pesquisado. Os jovens alunos, pelo contrário, apreciam a sala de aula, todavia, almejam um espaço mais inclusivo, significativo e que respeite as culturas juvenis.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Canhoto de Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Campus de Presidente Prudente.

Doutora em Educação, docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do CEPELIJ- Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Ludicidade, Infância e Juventude da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP de Presidente Prudente e do grupo de pesquisa, Cultura Corporal: saberes e fazeres. Pós-Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha.

Sérgio Augusto Gouveia Júnior, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Campus de Presidente Prudente

Professor de Português no Ensino Médio, Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- Unesp de Presidente Prudente e membro do CEPELIJ- Centro de Estudo e Pesquisa em Educação Ludicidade, Infância e Juventude.

José Milton de Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Campus de Presidente Prudente

Doutor em Educação, docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do CEPELIJ- Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Ludicidade, Infância e Juventude da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP de Presidente Prudente e do grupo de pesquisa, Cultura Corporal: saberes e fazeres. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

DE LIMA, Márcia Regina Canhoto; GOUVEIA JÚNIOR, Sérgio Augusto; DE LIMA, José Milton. A BARCA FURADA? JOVENS ALUNOS E SUAS RELAÇÕES COM A SALA DE AULA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 643–669, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p643-669. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7106. Acesso em: 22 dez. 2024.