EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEMOCRATIZAÇÃO: PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA 1985-1990

Autores

  • Alcides Goularti Filho Universidade do Extremo Sul Catarinense Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico
  • Giani Rabelo Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p718-744

Palavras-chave:

Planejamento e educação

Resumo

O objetivo principal deste artigo é analisar e discutir os principais documentos formulados no âmbito da educação pelo governo brasileiro e catarinense na chamada redemocratização dos anos de 1980. Os efeitos positivos da Redemocratização da educação iniciada nos meados dos anos de 1980 foram colhendo frutos ao longo das duas décadas seguintes. Mesmo com os retrocessos da política econômica do neoliberalismo, a educação seguiu seu caminho transformador ao longo dos anos de 1990. O ambiente democrático garantiu a diversidade do debate e trouxe ganhos coletivos

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Biografia do Autor

Alcides Goularti Filho, Universidade do Extremo Sul Catarinense Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS

Doutor em Economia pela UNICAMP

Pesquisador Produtividade CNPq

Giani Rabelo, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS

Programa de Pós-graduação em Educação

Doutora em Educação pela UFRGS

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Publicado

2019-11-28

Como Citar

GOULARTI FILHO, Alcides; RABELO, Giani. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEMOCRATIZAÇÃO: PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA 1985-1990. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 718–744, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p718-744. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7098. Acesso em: 22 dez. 2024.