A LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA E O ATENDIMENTO À INFÂNCIA NO BRASIL: O PROJETO NACIONAL DE CRECHES CASULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p670-692

Palavras-chave:

Creche. Educação infantil. Infância. Legião Brasileira de Assistência

Resumo

Este artigo aborda o papel desempenhado pela LBA no atendimento à infância no brasil, entre as décadas de 1970 e 1980. O texto evidencia as funções desempenhadas pela LBA nacionalmente e os desdobramentos de suas ações através do projeto nacional de Creches Casulo em um contexto investigativo específico. A História Cultural é a base epistemológica que fundamenta a análise teórica e o percurso metodológico do trabalho. Toma como documentos de análise textos políticos de abrangência nacional, documentos de abrangência local e as memórias de diversos sujeitos envolvidos no processo. Conclui que as marcas impressas pelo projeto de creches da LBA ainda hoje apresentam fortes repercussões na educação infantil nacional, vinculando as instituições de educação infantil à ideia de prestadoras de favor aos mais necessitados.

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Biografia do Autor

Caroline Machado Cortelini Conceição, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e doutorado
pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Realizou doutorado sanduíche em Estudos da Criança, na Universidade do Minho - Braga/Portugal (Bolsa CAPES PDSE).
Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Campus Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior,
atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância e formação de professores. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infâncias -
GPECI.

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Publicado

2019-11-28

Como Citar

MACHADO CORTELINI CONCEIÇÃO, Caroline. A LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA E O ATENDIMENTO À INFÂNCIA NO BRASIL: O PROJETO NACIONAL DE CRECHES CASULO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 670–692, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p670-692. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7093. Acesso em: 22 dez. 2024.