GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE DE DOIS LIVROS DA EJA (LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS)

Autores

  • Renata Kabke Kabke Pinheiro Universidade Federal de Pelotas
  • Márcia Alves da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p792-814

Palavras-chave:

EJA, gênero, imagens, livros didáticos

Resumo

 No Brasil, apesar de a docência ser exercida majoritariamente por mulheres, é possível perceber uma falta de conhecimento sobre os estudos feministas e de gênero. Isso pode ter reflexos em sala de aula, já que os livros didáticos muitas vezes trazem representações de gênero estereotipadas, podendo influenciar a construção da identidade das estudantes. Neste estudo, observamos como a mulher é representada e qual sua representatividade nas imagens dos livros de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira selecionados pela rede municipal de ensino para a Educação de Jovens e Adultos em nossa cidade. Nosso objetivo é fornecer um exemplo de como essa observação crítica pode ser feita pelas/os docentes e servir de base para um trabalho em sala de aula visando desconstruir as representações estereotipadas, a invisibilidade e o desprestígio da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Kabke Kabke Pinheiro, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Inglês e Respectivas Literaturas (2004), Mestre em Letras (2007) e Doutora em Linguística Aplicada - Área de Texto, Discurso e Relações Sociais (2011) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Márcia Alves da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Ciências Sociais (1996) e Mestre em Educação (2002) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação (2010) pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É Professora Adjunta e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

KABKE PINHEIRO, Renata Kabke; DA SILVA, Márcia Alves. GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE DE DOIS LIVROS DA EJA (LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2s1, p. 792–814, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p792-814. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7078. Acesso em: 22 dez. 2024.