AS DIFERENÇAS CULTURAIS NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E DE DESIGUALDADE SOCIAL

Autores

  • Bruno Amaro Queiroz Blini Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • José Licinio Backes Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p589-617

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala. Diferença cultural. Educação básica.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como as avaliações em larga escala afetam as percepções dos professores sobre as diferenças. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas junto a oito professores de duas escolas públicas de Campo Grande (MS), sendo uma com alto IDEB e outra com baixo IDEB. Os resultados indicam que a diferença é vista como um problema e que a preocupação central das escolas é aumentar o IDEB. Com isso, adaptam-se as metodologias e a forma de avaliar, responsabilizam-se os alunos pelo mau desempenho (os diferentes, com destaque para os indígenas), prioriza-se uma formação continuada voltada ao aumento do IDEB, transferem-se os alunos (diferentes) que não se enquadram no padrão desejado e enfatizam-se os conteúdos cobrados nas avaliações externas e a forma como são cobrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Amaro Queiroz Blini, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Graduado em História. Foi aluno de iniciação científica com bolsa do CNPq. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

José Licinio Backes, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado.

Mestre e Doutor em Educação pela UNISINOS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista Produtividade CNPq. Publicou entre outros periódicos, na Educação & Sociedade, Educação e Realidade, Revista Lusófona de Educação, Revista Portuguesa de Educação,  International Journal of Action Research.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

BLINI, Bruno Amaro Queiroz; BACKES, José Licinio. AS DIFERENÇAS CULTURAIS NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E DE DESIGUALDADE SOCIAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 589–617, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p589-617. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6910. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos