A MATEMÁTICA DA CONFECÇÃO DE ROUPAS: DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO VESTIR-SE BEM

Autores

  • Agner Lopes Bitencourt Universidade La Salle Professor da Rede Municipal de Ensino de Canoas
  • Vera Lucia Felicetti Universidade LaSalle http://orcid.org/0000-0001-6156-7121
  • Breno Arno Hoernig Júnior Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p568-588

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Modelagem Matemática. Modelagem de roupas.

Resumo

Este trabalho apresenta as contribuições que um ambiente de modelagem matemática proporciona para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ele foi desenvolvido com alunos do oitavo ano do ensino fundamental em uma escola pública do Rio Grande do Sul. Os modelos estudados e trabalhados correspondem à modelagem de roupas, processo que perpassa pelos conteúdos de geometria e estatística corroborados pelas medidas e grandezas. Como suporte teórico optou-se pela Aprendizagem Significativa e a Modelagem Matemática. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa. Como resultados percebeu-se maior interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos. A aprendizagem de conteúdos como frações, porcentagem, conceitos geométricos e estatísticos, observados tanto na elaboração dos produtos pelos alunos como nos resultados das avaliações, evidenciou-se, de fato, significativa a eles. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agner Lopes Bitencourt, Universidade La Salle Professor da Rede Municipal de Ensino de Canoas

Professor da Rede Municipal de Ensino de Canoas.

Licenciado em Matemática. Especialista em Psicopedagogia

Vera Lucia Felicetti, Universidade LaSalle

Docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle.

Doutora em Educação pela PUCRS

Breno Arno Hoernig Júnior, Universidade La Salle

Docente dos cursos de Engenharia.

Mestre em Engenharia

Doutorando em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da UNiversidade La Salle

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

BITENCOURT, Agner Lopes; FELICETTI, Vera Lucia; HOERNIG JÚNIOR, Breno Arno. A MATEMÁTICA DA CONFECÇÃO DE ROUPAS: DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO VESTIR-SE BEM. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 568–588, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p568-588. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6875. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos