A MATEMÁTICA DA CONFECÇÃO DE ROUPAS: DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO VESTIR-SE BEM
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p568-588Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Modelagem Matemática. Modelagem de roupas.Resumo
Este trabalho apresenta as contribuições que um ambiente de modelagem matemática proporciona para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ele foi desenvolvido com alunos do oitavo ano do ensino fundamental em uma escola pública do Rio Grande do Sul. Os modelos estudados e trabalhados correspondem à modelagem de roupas, processo que perpassa pelos conteúdos de geometria e estatística corroborados pelas medidas e grandezas. Como suporte teórico optou-se pela Aprendizagem Significativa e a Modelagem Matemática. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa. Como resultados percebeu-se maior interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos. A aprendizagem de conteúdos como frações, porcentagem, conceitos geométricos e estatísticos, observados tanto na elaboração dos produtos pelos alunos como nos resultados das avaliações, evidenciou-se, de fato, significativa a eles.
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