A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA (IN)DISCIPLINA ESCOLAR

Autores

  • Adriano Charles Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Ademir José Rosso UEPG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p522-544

Palavras-chave:

Educação. Indisciplina. Revisão de literatura.

Resumo

Apresenta um mapeamento de artigos, dissertações e teses sobre o tema da (in)disciplina escolar. A coleta das produções se deu em duas bases eletrônicas Google acadêmico e o banco de dados on line da Capes, com 105 pesquisas (1998-2016). A análise foi processada pelo programa ALCESTE e SIMI. O primeiro emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes, o segundo proporcionou a árvore de similitude tendo a indisciplina como eixo central. Os dados foram interpretados frente à análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram: a) pluralidade teórico-metodológica; b) dispersão referente ao conceito da (in)disciplina escolar; c) reduzido número de sujeitos investigados; d) aspectos metodológicos insuficientes e alusão a aspectos pedagógicos restritos ao contexto da sala de aula, deixando de perceber fatores mais amplos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Professor de Geografia – SEED Paraná. e-mail: adrianogeopg@gmail.com

Ademir José Rosso, UEPG

Doutor em Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. e-mail: ajrosso@uepg.br

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

FERREIRA, Adriano Charles; ROSSO, Ademir José. A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA (IN)DISCIPLINA ESCOLAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 522–544, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p522-544. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6729. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos