A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA (IN)DISCIPLINA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p522-544Palavras-chave:
Educação. Indisciplina. Revisão de literatura.Resumo
Apresenta um mapeamento de artigos, dissertações e teses sobre o tema da (in)disciplina escolar. A coleta das produções se deu em duas bases eletrônicas Google acadêmico e o banco de dados on line da Capes, com 105 pesquisas (1998-2016). A análise foi processada pelo programa ALCESTE e SIMI. O primeiro emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes, o segundo proporcionou a árvore de similitude tendo a indisciplina como eixo central. Os dados foram interpretados frente à análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram: a) pluralidade teórico-metodológica; b) dispersão referente ao conceito da (in)disciplina escolar; c) reduzido número de sujeitos investigados; d) aspectos metodológicos insuficientes e alusão a aspectos pedagógicos restritos ao contexto da sala de aula, deixando de perceber fatores mais amplos.
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