A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES ESCOLARES NO PERÍODO DE 2010 A 2015: UM OLHAR A PARTIR DO PORTAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES

Autores

  • Evally Solaine de Souza Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) http://orcid.org/0000-0001-6144-552X
  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p501-521

Palavras-chave:

Dirigentes Escolares. Formação Continuada. Produção do Conhecimento.

Resumo

Este trabalho consiste em investigar a produção de conhecimento científico no campo educacional, com o foco em pesquisas sobre políticas de formação continuada para diretores escolares da educação básica brasileira. À luz da abordagem quali-quantitativa, analisou-se resumos de teses e dissertações contidas nas bases de dados da CAPES, no período de 2010 a 2015. Para isso, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo e revisão bibliográfica. Constatou-se a discrepância de produção acadêmica sobre a temática de uma região do país para outra, bem como a predominância de pesquisas relacionada à avaliação de políticas de formação continuada para diretores escolares.

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Biografia do Autor

Evally Solaine de Souza Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Evally Solaine de Souza Rodrigues: Mestranda em Educação, na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. E-mail: evallyrodrigues@gmail.com

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado/UFGD. E-mail: mariaaranda@ufgd.edu.br

 

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

RODRIGUES, Evally Solaine de Souza; ARANDA, Maria Alice de Miranda. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES ESCOLARES NO PERÍODO DE 2010 A 2015: UM OLHAR A PARTIR DO PORTAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 501–521, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p501-521. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6724. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos