“DO TRADICIONAL ELES ESTÃO CANSADOS, ELES NÃO QUEREM MAIS...”: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS NAS TURMAS MULTIGERACIONAIS DE EJA

Autores

  • Daniela Maria Weber Universidade do Vale do Taquari
  • Suzana Schwertner Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari
  • Marli Teresinha Quartieri

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p457-477

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Estratégias de Ensino, Processos de Ensino e de Aprendizagem.

Resumo

Apresentam-se resultados de pesquisa com professores da EJA sobre a docência, enfatizando as estratégias de ensino e recursos utilizados. Trata-se de pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e indicam que os professores utilizam diversas estratégias para o ensino, como trabalhos em duplas ou grupos, aulas expositivas e dialogadas. Entre os recursos, citam os livros, dicionários, vídeos e jogos. A partir das percepções das professoras, há o reconhecimento da importância do uso de estratégias e recursos que se alinhem com as características dos estudantes e com o perfil da turma, de maneira a envolver os estudantes no processo de aprendizagem indiferente da idade que possuem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Maria Weber, Universidade do Vale do Taquari

Mestra em Ensino (UNIVATES); Licenciada em História (UNIVATES); Professora da rede pública e privada.

Suzana Schwertner Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Educação (UFRGS). Docente do Mestrado em Ensino (UNIVATES) e do Curso de Psicologia (UNIVATES). Psicóloga.

Marli Teresinha Quartieri

Doutora em Educação (UNISINOS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIVATES) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (UNIVATES).

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

WEBER, Daniela Maria; SCHWERTNER, Suzana Schwertner Feldens; QUARTIERI, Marli Teresinha. “DO TRADICIONAL ELES ESTÃO CANSADOS, ELES NÃO QUEREM MAIS...”: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS NAS TURMAS MULTIGERACIONAIS DE EJA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 457–477, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p457-477. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6715. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos