“DO TRADICIONAL ELES ESTÃO CANSADOS, ELES NÃO QUEREM MAIS...”: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS NAS TURMAS MULTIGERACIONAIS DE EJA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p457-477Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Estratégias de Ensino, Processos de Ensino e de Aprendizagem.Resumo
Apresentam-se resultados de pesquisa com professores da EJA sobre a docência, enfatizando as estratégias de ensino e recursos utilizados. Trata-se de pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e indicam que os professores utilizam diversas estratégias para o ensino, como trabalhos em duplas ou grupos, aulas expositivas e dialogadas. Entre os recursos, citam os livros, dicionários, vídeos e jogos. A partir das percepções das professoras, há o reconhecimento da importância do uso de estratégias e recursos que se alinhem com as características dos estudantes e com o perfil da turma, de maneira a envolver os estudantes no processo de aprendizagem indiferente da idade que possuem.
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