CONHECIMENTO TEÓRICO E PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA SOBRE DISLEXIA

Autores

  • Lumachelle Laiz Schünke Fameg Uniasselvi
  • Jesiane Borba Fameg Uniasselvi
  • Rosina Forteski Glidden Fameg - Uniasselvi

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p431-456

Palavras-chave:

Aprendizagem, Dislexia, Psicologia.

Resumo

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que compromete as áreas da leitura, escrita e soletração. Essa pesquisa teve por objetivo analisar a percepção e o conhecimento sobre aspectos relacionados à dislexia em acadêmicos de Psicologia de uma faculdade do Norte de Santa Catarina. Participaram 55 acadêmicos de Psicologia. Foi aplicado um questionário semiestruturado e gerados os testes Qui Quadrado e t de Student e medidas descritivas. As respostas às perguntas abertas foram categorizadas por semelhança semântica. Os resultados mostraram diferença significativa na percepção entre os semestres referente à capacidade de identificar e diagnosticar uma pessoa com dislexia, porém, não houve diferença no conhecimento sobre o transtorno. Conclui-se pela importância de discutir o tema com mais ênfase no curso de Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lumachelle Laiz Schünke, Fameg Uniasselvi

Psicóloga pela Fameg Uniasselvi.

Jesiane Borba, Fameg Uniasselvi

Acadêmica de Psicologia da Fameg Uniasselvi.

Rosina Forteski Glidden, Fameg - Uniasselvi

Psicóloga, Mestra e Doutoranda em Educação pela UFPR, professora de Psicologia da Fameg Uniasselvi.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

SCHüNKE, Lumachelle Laiz; BORBA, Jesiane; GLIDDEN, Rosina Forteski. CONHECIMENTO TEÓRICO E PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA SOBRE DISLEXIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 431–456, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p431-456. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6700. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos