OS SABERES DOCENTES IDENTIFICADOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p405-430Palavras-chave:
Educação Especial, Formação dos profissionais da educação, Saberes docentes.Resumo
Este estudo tem por objetivo caracterizar os saberes docentes recomendados por pesquisadores da área da Educação Especial como necessários ao professor do ensino regular para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Realizamos uma pesquisa documental de teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes. Os dados coletados foram organizados a partir da Análise de Conteúdo e consistiram de cinco temas: dimensão conceitual, dimensão procedimental, dimensão atitudinal, dimensão contextual e outras características pessoais do professor que favorecem a inclusão de alunos com NEE. Os resultados evidenciaram que os saberes mais frequentemente indicados como necessários para a atuação pedagógica em classes inclusivas contribuem para o processo educacional de todos os alunos, sejam eles com ou sem NEE.
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