OS SABERES DOCENTES IDENTIFICADOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p405-430

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação dos profissionais da educação, Saberes docentes.

Resumo

Este estudo tem por objetivo caracterizar os saberes docentes recomendados por pesquisadores da área da Educação Especial como necessários ao professor do ensino regular para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Realizamos uma pesquisa documental de teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes. Os dados coletados foram organizados a partir da Análise de Conteúdo e consistiram de cinco temas: dimensão conceitual, dimensão procedimental, dimensão atitudinal, dimensão contextual e outras características pessoais do professor que favorecem a inclusão de alunos com NEE. Os resultados evidenciaram que os saberes mais frequentemente indicados como necessários para a atuação pedagógica em classes inclusivas contribuem para o processo educacional de todos os alunos, sejam eles com ou sem NEE.

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Biografia do Autor

Gislaine Semcovici Nozi, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia (UEL-2011). Mestra em Educação (UEL-2013). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNOPAR-2016). Doutoranda em Educação (UEL-2016). Professora na rede municipal de Londrina atuando no Atendimento Educacional Especializado.

Celia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina.

Graduada em Psicologia (UEL-1986). Mestra em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) (UFSCar- 1993). Doutora em Educação pela (UNESP-2002). Professora associada da UEL. Departamento de Educação. Educação Especial. 

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

NOZI, Gislaine Semcovici; VITALIANO, Celia Regina. OS SABERES DOCENTES IDENTIFICADOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 405–430, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p405-430. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6698. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos