A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA DO IFPE

Autores

  • Marília Genuíno Alves da Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - CAMPUS PESQUEIRA.
  • Andreza Maria de Lima INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - CAMPUS PESQUEIRA.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p382-404

Palavras-chave:

ensino de física, experimentação, representações sociais.

Resumo

Nas últimas décadas, documentos oficiais têm enfatizado a experimentação como recurso didático que favorece a compreensão dos conceitos físicos. Este trabalho tem como objetivo analisar as representações sociais da experimentação como recurso didático construídas por licenciandos/as em Física do IFPE – campus Pesqueira. O referencial teórico de base é a Teoria das Representações Sociais originada por Serge Moscovici. Participaram 50 graduandos/as. Para a coleta de dados, usamos a Técnica de Associação Livre de Palavras. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados evidenciaram que, nas representações dos/as participantes, a experimentação é incorporada como recurso que favorece os processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos físicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Genuíno Alves da Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - CAMPUS PESQUEIRA.

Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira.

Andreza Maria de Lima, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - CAMPUS PESQUEIRA.

Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui Mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006) pela mesma universidade. É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira. Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais. Integra o Grupo de Pesquisa "Representações Sociais e Educação" na UFPE.

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240987E4

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

SILVA, Marília Genuíno Alves da; LIMA, Andreza Maria de. A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA DO IFPE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 382–404, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p382-404. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6690. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos