INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PANORAMA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Juliano Luiz Fossá Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Professora e pesquisadora do PPGE - Mestrado em Educação - UNOCHAPECÓ - Chapecó-SC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p359-381

Palavras-chave:

Avaliação, Indicadores de qualidade, Sinaes

Resumo

RESUMO: Realizou-se um estudo de caso cujo objetivo foi analisar o conjunto de indicadores de qualidade da educação superior de uma Instituição de Ensino Superior (IES). A questão problematizadora que orientou a elaboração do objetivo geral assim se constituiu: como se apresentaram os indicadores de qualidade da educação superior de uma IES da região oeste de Santa Catarina, no período de 2007 a 2014? Constatamos que o movimento criado pelo Sinaes criou nova cultura de avaliação, com maior envolvimento da academia busca da qualificação dos cursos. Considerando a importância recebida pela avaliação, é possível fazer dela um elemento propulsor de qualidade da IES, dos cursos e da formação estudantil.

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Biografia do Autor

Juliano Luiz Fossá, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Professora e pesquisadora do PPGE - Mestrado em Educação - UNOCHAPECÓ - Chapecó-SC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

FOSSÁ, Juliano Luiz; PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PANORAMA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 359–381, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p359-381. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6673. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos