FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO: DILEMAS PARA O REDIRECIONAMENTO SOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Autores

  • Julio Cesar Francisco Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p332-358

Palavras-chave:

ato infracional, fundamentos da educação, educação não escolar, sistema socioeducativo.

Resumo

A pesquisa trata dos fundamentos da educação não escolar de socioeducadores no atendimento de adolescentes privados de liberdade em unidade de internação na região de Fortaleza – CE. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em entrevistas e observações participantes, fazendo uso da análise de conteúdo de Bardin (2010). Os resultados da pesquisa identificaram os fundamentos da educação não escolar atrelado às tendências Tradicional e Repressivo-Reprodutivista. A primeira está associada às potencialidades herdadas naturalmente pelos indivíduos, relacionado à normas de condutas conservadoras da estrutura social. A segunda, por sua vez, é desprovida de planejamento e faz uso desproporcional de força na contenção de violência.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Francisco, Universidade Federal de São Carlos

Pedagogo, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com período sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM, Paris/França. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (2018 – 2021). Contato: socioeducativo.julio@gmail.com

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

FRANCISCO, Julio Cesar. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO: DILEMAS PARA O REDIRECIONAMENTO SOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 332–358, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p332-358. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6670. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos