FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO: DILEMAS PARA O REDIRECIONAMENTO SOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p332-358Palavras-chave:
ato infracional, fundamentos da educação, educação não escolar, sistema socioeducativo.Resumo
A pesquisa trata dos fundamentos da educação não escolar de socioeducadores no atendimento de adolescentes privados de liberdade em unidade de internação na região de Fortaleza – CE. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em entrevistas e observações participantes, fazendo uso da análise de conteúdo de Bardin (2010). Os resultados da pesquisa identificaram os fundamentos da educação não escolar atrelado às tendências Tradicional e Repressivo-Reprodutivista. A primeira está associada às potencialidades herdadas naturalmente pelos indivíduos, relacionado à normas de condutas conservadoras da estrutura social. A segunda, por sua vez, é desprovida de planejamento e faz uso desproporcional de força na contenção de violência.Downloads
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