O TRABALHO E A FORMAÇÃO HUMANA À LUZ DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL

Autores

  • Marta Rosani Taras Vaz Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gisele Masson Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2p310-331

Palavras-chave:

Trabalho, Formação humana, Ontologia do Ser Social.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre o trabalho e a educação, do ponto de vista da sua constituição, enquanto complexos sociais, e do seu desenvolvimento histórico capitalista. Essa discussão parte dos pressupostos teóricos de Marx e de Lukács, fundamentando-se, portanto, na Ontologia do Ser Social e na contribuição de autores como Tonet (2011, 2005, 2006) e Lessa (1996, 2012a, 2012b). Compreendemos que existe uma relação intrínseca entre o trabalho e a formação humana e, decorrente disso, as possibilidades de desenvolvimento das múltiplas potencialidades humanas são inviabilizadas enquanto houver exploração do trabalho. Contudo, com a possibilidade histórica de transformação social radical, é possível considerar a contribuição da educação no processo de constituição e consolidação da emancipação humana.

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Biografia do Autor

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais (GPCATE). Suas pesquisas concentram-se na linha de História da Educação e Políticas Educacionais.

Gisele Masson, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina na linha Educação, História e Política (2009), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha Políticas Educacionais (2003) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade (1996). É professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordena o Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais. Atuou como vice-coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa no período de 2012 a 2014. Fez parte da diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SINDUEPG-ANDES) no período de 2010 a 2012 e de 2014 a 2016 . É membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e do Conselho Acadêmico da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (RELEPE). Atua nas seguintes áreas: políticas educacionais, políticas de formação e valorização de professores e fundamentos da educação.

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

VAZ, Marta Rosani Taras; MASSON, Gisele. O TRABALHO E A FORMAÇÃO HUMANA À LUZ DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 310–331, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n2p310-331. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6651. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos