EXPERIMENTAÇÃO MEDIADA PELAS INTERFACES DA INTERNET NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA DA UAB

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p279-305

Palavras-chave:

Experimentação, Formação de professores, Universidade Aberta do Brasil

Resumo

O artigo apresenta resultados da incorporação da experimentação mediada pelas interfaces da internet nos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de formação de professores de Física ofertados por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Teve por principal objetivo evidenciar o lugar que a experimentação mediada pelas interfaces da internet ocupa no currículo desses cursos. Foram identificados 25 cursos dessa natureza e assim foi realizada análise qualitativa do conteúdo de seus PPC. Como principais resultados se constatou que tal modalidade de experimentação se constitui como uma diretriz curricular desses PPC e que é fundamental redirecionar o seu lugar no currículo desses cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física (2008), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (2010), com Mestrado (2010) e Doutorado (2016) na área da Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é professor da UFAL, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática nesta Instituição. É membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Humanidades (GIPHU) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), da Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência no desenvolvimento de investigações e projetos de extensão universitária na área de Educação, com ênfase em Mídias e Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Educação em Ciências.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online.  Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

SILVA, Ivanderson Pereira da; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. EXPERIMENTAÇÃO MEDIADA PELAS INTERFACES DA INTERNET NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA DA UAB. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 279–305, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p279-305. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6630. Acesso em: 22 dez. 2024.