CARTAS E POSTAIS COMO REFERÊNCIA EM PROBLEMAS NO LIVRO DE ARITMÉTICA DE OTTO BÜCHLER

Autores

  • Rosa Lydia Teixeira Correa Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.
  • Roberto João Eissler Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p389-405

Palavras-chave:

Escola teuto-brasileira, Manual escolar, problemas de álgebra e aritmética.

Resumo

O artigo tem como referência o manual escolar de Otto Büchler, “Arithmetica Pratica em quatro partes”. Livro, originalmente escrito em alemão, traduzido por Homero Dias Cardozo e publicado pela Editora Rotermund & Co de São Leopoldo e Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Circulou no Brasil entre os anos de 1915, primeira edição, até, pelo menos, 1932, na 6ª edição da parte três. Analisamos dois problemas nele contidos, destacando o fato de que esse manual destina-se, sobretudo, a aritmética. Cartas e cartões postais são analisados para argumentar a finalidade pedagógica dos mesmos durante a Primeira Guerra Mundial onde foram impingidas práticas coercitivas a imigrantes alemães radicados no Brasil. Servem para ilustrar abordagens intuitivas sobre a compreensão de saberes matemáticos algébricos e aritméticos na escola primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Lydia Teixeira Correa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professora titular do programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Roberto João Eissler, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, campus Jaraguá do Sul.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

CORREA, Rosa Lydia Teixeira; EISSLER, Roberto João. CARTAS E POSTAIS COMO REFERÊNCIA EM PROBLEMAS NO LIVRO DE ARITMÉTICA DE OTTO BÃœCHLER. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 389–405, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p389-405. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6629. Acesso em: 22 nov. 2024.