AS IMPLICAÇÕES DE UMA PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA A PARTIR DA COBERTURA DE UMA CASA

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari
  • Italo Gabriel Neide Universidade do Vale do Taquari
  • Wolmir José Böckel Universidade do Vale do Taquari
  • Karina Azambuja Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p193-218

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Telhado. Telhas de fibrocimento.

Resumo

Este estudo apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento de uma prática de Modelagem Matemática realizada em uma escola privada do interior do Rio Grande do Sul com trinta e cinco alunos do 2º ano do Ensino Médio. Foi uma pesquisa qualitativa, com características de estudo de caso. A situação problema apresentada aos alunos esteve relacionada à cobertura de uma casa com telhas de amianto. As atividades foram desenvolvidas em grupos, num período de dez horas de sala de aula. Os resultados foram socializados em sala de aula. Os professores atuaram como mediadores. Os resultados apontam que: a) os alunos construíram diferentes modelos matemáticos para resolver o problema; b) a escolha do tipo de telha foi baseada em custos, bem como em questões ambientais; e c) a validação de suas respostas foi feita através de desenhos ou com profissionais da área de construção civil. A atividade favoreceu o desenvolvimento de espírito crítico, autonomia e habilidades como o diálogo e o raciocínio lógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora institucional da pesquisa.

Italo Gabriel Neide, Universidade do Vale do Taquari

Possui Bacharelado (2004) e Mestrado (2007) em Física e Doutorado em Ciências (ênfase Física Teórica) (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós Doutor pela Universität Duisburg-Essen. Desenvolveu colaborações na PUC-Chile e University of New Mexico. Atualmente é professor do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, Modelos Teóricos Computacionais e Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática, Atrito Atômico, Tribologia e Simulações de Sistemas Físicos.

 

Wolmir José Böckel, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), formação pedagógica em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) com ênfase em Química Analítica e Instrumentação Analítica. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica, atuante principalmente nos seguintes temas: óleo essencial, hidrodestilação, detector oscilométrico, instrumentação em eletroforese capilar, eletroanalítica em biodiesel, modelagem matemática, alimentos orgânicos. Atuou em projeto de pesquisa com auxílio financeiro CNPq de 2003 até 2007 com o tema Determinação de Triacilglicerídeos em Microemulsões de Óleo de Soja por Cromatografia Eletrocinética com Detecção Oscilométrica e projeto de pesquisa com auxílio FINEP de 2006 à 2010 com o tema Implantação da Rede de Estudos e Projetos sobre Armazenamento de Biodiesel no Âmbito da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, ambos na Instituição UFRGS. Atualmente exerce a função de Professor Adjunto, desde 2012 na Universidade do Vale do Taquari atuando em cursos de graduação, pós-graduação, foi coordenador de projeto de extensão Feira de Ciências com fomento CNPq. Atuou em projetos de pesquisa nas áreas do Ensino de matemática e da Química Analítica. Atuou em projeto interdisciplinar de alimentos orgânicos com auxílio financeiro CNPq, e foi coordenador de projeto P&D em produtos alimentícios orgânicos.

Karina Azambuja, Universidade do Vale do Taquari

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1990) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor Assistente do Centro Universitário Univates e professora - Colégio Evangélico Alberto Torres. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; NEIDE, Italo Gabriel; BöCKEL, Wolmir José; AZAMBUJA, Karina. AS IMPLICAÇÕES DE UMA PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDA A PARTIR DA COBERTURA DE UMA CASA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 193–218, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p193-218. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6618. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas