DIVIDIR MULTIPLICANDO AS ABORDAGENS: QUANDO A MATEMÁTICA REMONTA ÀS FONTES

Autores

  • Marc Moyon Universidade de Limoges, França

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p448-489

Palavras-chave:

História da Matemática. Ensino de Matemática. Matemática e Interdisciplinaridade. Formação de Professores de Matemática Matemática e Interdisciplinaridade. Formação de Professores de Matemática.

Resumo

Este artigo descreve e analisa em detalhes um rol de atividades no âmbito da temática “História da Matemática no colégio”. Integrando discussões da História da Matemática e atividades de sala de aula, reunindo alunos e professores, a experiência pedagógica realizada trouxe contribuições importantes para o ensino de matemática, a partir dos objetivos alcançados. Os objetivos pedagógicos foram atingidos por meio da resolução de problemas matemáticos. É possível destacar três desses objetivos. O primeiro deles refere-se à introdução de uma perspectiva histórica no ensino de Matemática. O segundo objetivo foi o de permitir a professores de matemática revisitar a disciplina que já ensinam por vários anos e refletir sobre o seu próprio trabalho de professor de matemática. O terceiro, viabilizar uma prática, de fato, interdisciplinar, que mobilizou diferentes disciplinas escolares por meio de problemas matemáticos antigos e textos históricos originais, dando significado a conteúdos hoje presentes no ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marc Moyon, Universidade de Limoges, França

 Marc Moyon é "maître de conférences" na Universidade de Limoges, França, em História da Matemática. Seus trabalhos abordam, principalmente, a história da matemática medieval árabe e latina.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

MOYON, Marc. DIVIDIR MULTIPLICANDO AS ABORDAGENS: QUANDO A MATEMÁTICA REMONTA ÀS FONTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 448–489, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p448-489. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6514. Acesso em: 22 nov. 2024.