FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PROFESSOR-PESQUISADOR

Autores

  • Beatriz Silva D’Ambrósio
  • Ubiratan D’Ambrósio

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n1p75-85

Palavras-chave:

educação, educação matemática, pesquisa, sala de aula, ação.

Resumo

Há muito tempo discute-se em Educação a disjunção entre o trabalho do professor na sala de aula e os resultados da pesquisa. O uso da palavra pesquisa nas sociedades modernas merece uma reflexão sobre o próprio conceito de pesquisa. Muitos cursos de graduação e, praticamente, todos de pós-graduação, têm como obrigatória a disciplina Metodologia de Pesquisa, muitas vezes com um outro nome. As escolas fundamentais mais avançadas envolvem seus alunos, mesmo antes que saibam ler e escrever, em projetos de pesquisa individual ou em grupo. É comum, nas pesquisas, controlar as variáveis, criando-se grupos controle e grupos experimentais. Os resultados são aparentemente pouco úteis para o professor de sala de aula. A linguagem, muitas vezes esotérica, utilizada nos ensaios, a subordinação rígida a certas correntes teóricas, e a falta de implicações imediatas para a prática, são interpretadas como evidência da inutilidade dos resultados e limitam sua influência apenas ao âmbito acadêmico. A população, em geral, é bombardeada com referências, nos meios de comunicação, com resultados alarmantes das pesquisas. É natural, então, perguntar: “Mas, afinal, o que é pesquisa?”. Neste trabalho procuramos relacionar a pesquisa com a ação na sala de aula e estabelecer estratégias que associam o mundo da prática com o mundo da pesquisa. Palavras-chave: educação; educação matemática; pesquisa; sala de aula; ação.

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Como Citar

SILVA D’AMBRÓSIO, Beatriz; D’AMBRÓSIO, Ubiratan. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PROFESSOR-PESQUISADOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 75–85, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2006v1n1p75-85. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/65. Acesso em: 10 out. 2024.