CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: FAZER-SE PROFESSOR NO ENTREMEIO PENSADO-VIVIDO.
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p242-261Palavras-chave:
Currículo. Pensado-vivido. Profissionalidade do professor.Resumo
Este artigo apresenta discussões sobre o currículo da formação de professores e profissionalidade docente. Entendemos o currículo como movimento que articula pensado-vivido, nas propostas oficiais, e nas práticas de currículo materializadas nas vivências do cotidiano escolar, (OLIVEIRA, 2001; ESTEBAN, 2012). Assim, apresentamos como objetivo: identificar no discurso de estudantes-professoras contribuições do eixo de Pesquisa e Prática Pedagógica para com a reconfiguração da sua profissionalidade docente. Para isso, seguimos uma abordagem qualitativa, tomando a Análise de Discurso como instrumental teórico-metodológico. A análise das entrevistas permitiu identificar a existência de um entremeio curricular, que põe em diálogo os dois espaços formativos ocupados por estes sujeitos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.