CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: FAZER-SE PROFESSOR NO ENTREMEIO PENSADO-VIVIDO.

Autores

  • Priscilla Silva Carmo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Lucinalva Ataíde Almeida UFPE - CAA
  • Preciosa Teixeira Fernandes Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p242-261

Palavras-chave:

Currículo. Pensado-vivido. Profissionalidade do professor.

Resumo

Este artigo apresenta discussões sobre o currículo da formação de professores e profissionalidade docente. Entendemos o currículo como movimento que articula pensado-vivido, nas propostas oficiais, e nas práticas de currículo materializadas nas vivências do cotidiano escolar, (OLIVEIRA, 2001; ESTEBAN, 2012). Assim, apresentamos como objetivo: identificar no discurso de estudantes-professoras contribuições do eixo de Pesquisa e Prática Pedagógica para com a reconfiguração da sua profissionalidade docente. Para isso, seguimos uma abordagem qualitativa, tomando a Análise de Discurso como instrumental teórico-metodológico. A análise das entrevistas permitiu identificar a existência de um entremeio curricular, que põe em diálogo os dois espaços formativos ocupados por estes sujeitos.

Downloads

Biografia do Autor

Priscilla Silva Carmo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Educação UFPE. Doutoranda em Educação UFPE. Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE

Bolsista FACEPE

Lucinalva Ataíde Almeida, UFPE - CAA

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2008, com doutorado-sanduíche pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora Associada do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, no qual atuou como vice-coordenadora.

Preciosa Teixeira Fernandes, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação, professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem desenvolvido a sua actividade docente e de investigação em domínios ligados à Educação e Currículo, Políticas Educativas e Curriculares, Avaliação Educacional, Formação de Professores, Educação Especial e Pedagogia no Ensino Superior. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCE UP.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

CARMO, Priscilla Silva; ALMEIDA, Lucinalva Ataíde; FERNANDES, Preciosa Teixeira. CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: FAZER-SE PROFESSOR NO ENTREMEIO PENSADO-VIVIDO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 242–261, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p242-261. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6429. Acesso em: 14 mar. 2025.