CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: FAZER-SE PROFESSOR NO ENTREMEIO PENSADO-VIVIDO.

Autores

  • Priscilla Silva Carmo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Lucinalva Ataíde Almeida UFPE - CAA
  • Preciosa Teixeira Fernandes Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p242-261

Palavras-chave:

Currículo. Pensado-vivido. Profissionalidade do professor.

Resumo

Este artigo apresenta discussões sobre o currículo da formação de professores e profissionalidade docente. Entendemos o currículo como movimento que articula pensado-vivido, nas propostas oficiais, e nas práticas de currículo materializadas nas vivências do cotidiano escolar, (OLIVEIRA, 2001; ESTEBAN, 2012). Assim, apresentamos como objetivo: identificar no discurso de estudantes-professoras contribuições do eixo de Pesquisa e Prática Pedagógica para com a reconfiguração da sua profissionalidade docente. Para isso, seguimos uma abordagem qualitativa, tomando a Análise de Discurso como instrumental teórico-metodológico. A análise das entrevistas permitiu identificar a existência de um entremeio curricular, que põe em diálogo os dois espaços formativos ocupados por estes sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Silva Carmo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Educação UFPE. Doutoranda em Educação UFPE. Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE

Bolsista FACEPE

Lucinalva Ataíde Almeida, UFPE - CAA

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2008, com doutorado-sanduíche pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora Associada do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, no qual atuou como vice-coordenadora.

Preciosa Teixeira Fernandes, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação, professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem desenvolvido a sua actividade docente e de investigação em domínios ligados à Educação e Currículo, Políticas Educativas e Curriculares, Avaliação Educacional, Formação de Professores, Educação Especial e Pedagogia no Ensino Superior. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCE UP.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

CARMO, Priscilla Silva; ALMEIDA, Lucinalva Ataíde; FERNANDES, Preciosa Teixeira. CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: FAZER-SE PROFESSOR NO ENTREMEIO PENSADO-VIVIDO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 242–261, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n1p242-261. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6429. Acesso em: 22 nov. 2024.