AS INTERFACES DO PROFESSOR-PESQUISADOR E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • André Valdir Zunino

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n1p53-74

Palavras-chave:

professor-pesquisador, educação, psicopedagogia, processo ensino e aprendizagem.

Resumo

O Professor pesquisador, no processo de ensino aprendizagem de Ciências Naturais, é aquele que dialoga com a realidade no Ambiente Escolar, Meio de Aprendizagem e sistema de Ensino, nos quais estão os cognoscentes, que deveriam também ser investigadores e construtores de seu próprio desenvolvimento e aprendizagem. Pesquisas mostraram uma grande perda na aprendizagem e baixo rendimento no processo cognitivo. Mas que procedimentos educacionais e psicopedagógicos dialéticos e dialógicos podem tornar o ensino e a aprendizagem como processos heurísticos e holísticos com mudanças de paradigmas para uma reforma do pensamento e a superação de obstáculos epistemológicos, reducionismos e fragmentações prejudiciais? Palavras-chave: professor-pesquisador; educação; psicopedagogia; processo ensino e aprendizagem.

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Publicado

2007-06-27

Como Citar

ZUNINO, André Valdir. AS INTERFACES DO PROFESSOR-PESQUISADOR E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 53–74, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2006v1n1p53-74. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/64. Acesso em: 10 out. 2024.