AS INTERFACES DO PROFESSOR-PESQUISADOR E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n1p53-74Palavras-chave:
professor-pesquisador, educação, psicopedagogia, processo ensino e aprendizagem.Resumo
O Professor pesquisador, no processo de ensino aprendizagem de Ciências Naturais, é aquele que dialoga com a realidade no Ambiente Escolar, Meio de Aprendizagem e sistema de Ensino, nos quais estão os cognoscentes, que deveriam também ser investigadores e construtores de seu próprio desenvolvimento e aprendizagem. Pesquisas mostraram uma grande perda na aprendizagem e baixo rendimento no processo cognitivo. Mas que procedimentos educacionais e psicopedagógicos dialéticos e dialógicos podem tornar o ensino e a aprendizagem como processos heurísticos e holísticos com mudanças de paradigmas para uma reforma do pensamento e a superação de obstáculos epistemológicos, reducionismos e fragmentações prejudiciais? Palavras-chave: professor-pesquisador; educação; psicopedagogia; processo ensino e aprendizagem.Downloads
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