SABER ELEMENTAR E A FORMAÇÃO DA RAZÃO COMUM EM CONDORCET: ENSINO DE MATEMÁTICA E EMANCIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p263-285Palavras-chave:
Condorcet. Saber Elementar. Razão Comum. Ensino de Matemática.Resumo
Para Condorcet, a institucionalização do saber elementar se justifica como uma exigência ou condição da própria república na forma de democracia representativa. A república, segundo o Marquês, é o governo da razão comum e de uma constante submissão da lei às provas de sua validade. Mas, para avaliar e criticar as leis, são necessárias capacidades racionais que se desenvolvem e fortalecem por meio da instrução. Com a instrução pública, a razão estabelece os fundamentos de sua própria formação. Este texto apresenta o valor do saber elementar matemático na formação da referida “razão comum”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.