SABER ELEMENTAR E A FORMAÇÃO DA RAZÃO COMUM EM CONDORCET: ENSINO DE MATEMÁTICA E EMANCIPAÇÃO

Autores

  • Sidney Reinaldo da Silva Instituto Federal do Paraná - IFPR.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p263-285

Palavras-chave:

Condorcet. Saber Elementar. Razão Comum. Ensino de Matemática.

Resumo

Para Condorcet, a institucionalização do saber elementar se justifica como uma exigência ou condição da própria república na forma de democracia representativa. A república, segundo o Marquês, é o governo da razão comum e de uma constante submissão da lei às provas de sua validade. Mas, para avaliar e criticar as leis, são necessárias capacidades racionais que se desenvolvem e fortalecem por meio da instrução. Com a instrução pública, a razão estabelece os fundamentos de sua própria formação. Este texto apresenta o valor do saber elementar matemático na formação da referida “razão comum”.

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Biografia do Autor

Sidney Reinaldo da Silva, Instituto Federal do Paraná - IFPR.

Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Professor de Filosofia do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá.

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Publicado

2017-09-18

Como Citar

SILVA, Sidney Reinaldo da. SABER ELEMENTAR E A FORMAÇÃO DA RAZÃO COMUM EM CONDORCET: ENSINO DE MATEMÁTICA E EMANCIPAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 263–285, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p263-285. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6357. Acesso em: 22 nov. 2024.