PRESENÇA DO PENSAMENTO POSITIVISTA NAS ESCOLAS

Autores

  • Waléria Adriana Gonçalez Cecílio Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.
  • Peri Mesquida Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p286-301

Palavras-chave:

Educação. Positivismo. Primeira República.

Resumo

Este estudo tem como objetivo apreender as influências deixadas pelo positivismo na escola primária paranaense nas primeiras décadas do século XX. Para a análise, o estudo se apoia nos pensamentos de Francis Bacon, René Descartes e Auguste Comte. Como principais fontes de pesquisa, o estudo particulariza Regulamentos, Regimentos Internos, Programas de Ensino e Relatórios da Instrução Pública Paranaense e a revista O Ensino. O estudo constatou a presença de uma abordagem regulatória, na qual o altruísmo, a disciplina, a matemática, o prático e o útil, o ideal de neutralidade, os testes de inteligência e a padronização de conteúdo e metodologia de ensino eram incorporados, reproduzindo os ideais positivistas visando ao amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim, na escola primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia – UFPR. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares (GPHDE) e do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT).

Peri Mesquida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Doutor em Educação pela Université de Genève – Suíça. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor visitante das Universidades de Genéve e Fribourg – Suíça.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez; MESQUIDA, Peri. PRESENÇA DO PENSAMENTO POSITIVISTA NAS ESCOLAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 286–301, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p286-301. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6354. Acesso em: 22 dez. 2024.