PRESENÇA DO PENSAMENTO POSITIVISTA NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p286-301Palavras-chave:
Educação. Positivismo. Primeira República.Resumo
Este estudo tem como objetivo apreender as influências deixadas pelo positivismo na escola primária paranaense nas primeiras décadas do século XX. Para a análise, o estudo se apoia nos pensamentos de Francis Bacon, René Descartes e Auguste Comte. Como principais fontes de pesquisa, o estudo particulariza Regulamentos, Regimentos Internos, Programas de Ensino e Relatórios da Instrução Pública Paranaense e a revista O Ensino. O estudo constatou a presença de uma abordagem regulatória, na qual o altruísmo, a disciplina, a matemática, o prático e o útil, o ideal de neutralidade, os testes de inteligência e a padronização de conteúdo e metodologia de ensino eram incorporados, reproduzindo os ideais positivistas visando ao amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim, na escola primária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.