DIENES E A MATEMÁTICA VIVA: ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS ESTRUTURADOS

Autores

  • Barbara Winiarski Diesel Novaes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Denise Medina de Almeida França Universidade Severino Sombra - USS.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p424-448

Palavras-chave:

História da Educação Matemática. Revistas Pedagógicas. Séries Iniciais. Zoltan Dienes.

Resumo

 

O presente artigo tem por objetivo verificar os processos de apropriação das experiências de Zoltan Paul Dienes em revistas pedagógicas para o ensino primário ao tempo do movimento da matemática moderna. Traremos como referencial os estudos da história da educação e da história cultural. Concluímos que nos artigos analisados, há ênfase para a maneira de ensinar de acordo com as fases de desenvolvimento cognitivo, da utilização de jogos com materiais estruturados e da metodologia mais adequada para cada uma delas. O estudo também revela o pioneirismo de um grupo de professores do Rio Grande do Sul na apropriação e circulação das ideias de Dienes e experimentação em classes piloto das séries inicias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Winiarski Diesel Novaes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Toledo. Possui graduação em Engenharia Elétrica (2002) e Licenciatura em Matemática (2006) pela UTFPR; Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Foi bolsista de doutorado sanduíche (ago/08-abril/09) sob orientação do prof. Dr. José Manuel Matos (UNL/UIED-Portugal).

Denise Medina de Almeida França, Universidade Severino Sombra - USS.

Pesquisadora do GHEMAT- Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Possui graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012).

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

NOVAES, Barbara Winiarski Diesel; FRANÇA, Denise Medina de Almeida. DIENES E A MATEMÁTICA VIVA: ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS ESTRUTURADOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 424–448, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p424-448. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6350. Acesso em: 22 nov. 2024.