DOS ENUNCIADOS ACERCA DA MATEMÃTICA E DO DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p363-388Palavras-chave:
Ensino de Desenho. Ensino de Matemática. Enunciado. História da Educação Matemática.Resumo
Este ensaio tem como propósito pensar como se deu a escolarização da matemática por meio dos programas de ensino (1911-1914) acerca das matérias de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, tomam-se os programas como efeitos de um discurso, procurando discutir quais enunciados que permearam o ensino de matemática e de desenho nesses programas. Em seguida, discute-se os conteúdos, as estratégias, os recursos e as sugestões propostas nos programas de ensino supracitados. Por fim, tecem-se possíveis considerações em torno do processo de escolarização da matemática e do desenho nos primeiros anos de escolaridade nos grupos escolares de Santa Catarina.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.