DOS ENUNCIADOS ACERCA DA MATEMÁTICA E DO DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES

Autores

  • Piersandra Simão dos Santos UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Thaline Thiesen Kuhn UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudia Regina Flores UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p363-388

Palavras-chave:

Ensino de Desenho. Ensino de Matemática. Enunciado. História da Educação Matemática.

Resumo

Este ensaio tem como propósito pensar como se deu a escolarização da matemática por meio dos programas de ensino (1911-1914) acerca das matérias de aritmética, geometria e desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, tomam-se os programas como efeitos de um discurso, procurando discutir quais enunciados que permearam o ensino de matemática e de desenho nesses programas. Em seguida, discute-se os conteúdos, as estratégias, os recursos e as sugestões propostas nos programas de ensino supracitados. Por fim, tecem-se possíveis considerações em torno do processo de escolarização da matemática e do desenho nos primeiros anos de escolaridade nos grupos escolares de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Piersandra Simão dos Santos, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Participante do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM).

Thaline Thiesen Kuhn, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Participante do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM).

Claudia Regina Flores, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; Professara no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Professor pesquisa produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

SANTOS, Piersandra Simão dos; KUHN, Thaline Thiesen; FLORES, Claudia Regina. DOS ENUNCIADOS ACERCA DA MATEMÁTICA E DO DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 363–388, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p363-388. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6347. Acesso em: 22 dez. 2024.