JOGOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO MANUAL A ARITMÉTICA NA ESCOLA NOVA – A NOVA DIDÃTICA DA ARITMÉTICA (1933) DE BACKHEUSER
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p406-423Palavras-chave:
Escola Nova, História da Educação Matemática, Jogos para o ensino de aritmética, Manuais pedagógicos.Resumo
O presente artigo tem por objetivo investigar a abordagem de jogos para o ensino de aritmética no manual A aritmética na Escola Nova – a nova didática da aritmética (1933), de Backheuser. Destaca-se o papel dos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa, revelando aspectos de uma cultura escolar influenciada por pressupostos escolanovistas naquela época em ascensão no Brasil. Os resultados das análises nesta obra apontam a presença de jogos para o ensino de aritmética embora contraditoriamente o autor explicita seu uso como forma de treinamento e não como meio de despertar o interesse dos alunos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.