JOGOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO MANUAL A ARITMÉTICA NA ESCOLA NOVA – A NOVA DIDÁTICA DA ARITMÉTICA (1933) DE BACKHEUSER

Autores

  • Cintia Schneider Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • David Antonio Costa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p406-423

Palavras-chave:

Escola Nova, História da Educação Matemática, Jogos para o ensino de aritmética, Manuais pedagógicos.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar a abordagem de jogos para o ensino de aritmética no manual A aritmética na Escola Nova – a nova didática da aritmética (1933), de Backheuser. Destaca-se o papel dos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa, revelando aspectos de uma cultura escolar influenciada por pressupostos escolanovistas naquela época em ascensão no Brasil. Os resultados das análises nesta obra apontam a presença de jogos para o ensino de aritmética embora contraditoriamente o autor explicita seu uso como forma de treinamento e não como meio de despertar o interesse dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Schneider, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Catarinense. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática.

David Antonio Costa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor Adjunto III do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

SCHNEIDER, Cintia; COSTA, David Antonio. JOGOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO MANUAL A ARITMÉTICA NA ESCOLA NOVA – A NOVA DIDÁTICA DA ARITMÉTICA (1933) DE BACKHEUSER. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 406–423, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p406-423. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6345. Acesso em: 22 dez. 2024.