BINET E O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: O QUE ENSINAR, QUANDO ENSINAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p346-362Palavras-chave:
Aritmética. Binet. Escola Primária. Pedagogia.Testes.Resumo
A proposta deste artigo é analisar um aspecto pouco explorado nas obras do psicológo francês Alfred Binet: o aspecto aritmético. Estudioso da psicologia experimental, Alfred Binet notou que os testes de cálculo permitiriam vislumbrar a inteligência dos sujeitos e, ao mesmo tempo, seu poder de atenção e seu espírito de método. Os resultados dessas experiências culminaram na elaboração da célebre Échelle Métrique de l’Intelligence. Assim, no que toca a esse artigo, nos interessou saber que marcha seguiu esse personagem no trato da aprendizagem da aritmética? Os resultados iniciais apontaram para uma preocupação com a aprendizagem da aritmética e com uma sistematização psicológica dos conteúdos aritméticos, a serem organizados tendo-se em conta a psicologia infantil e não mais a ordem lógica dos conteúdos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.