BINET E O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: O QUE ENSINAR, QUANDO ENSINAR

Autores

  • Nara Vilma Lima Pinheiro Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo.
  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p346-362

Palavras-chave:

Aritmética. Binet. Escola Primária. Pedagogia.Testes.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar um aspecto pouco explorado nas obras do psicológo francês Alfred Binet: o aspecto aritmético. Estudioso da psicologia experimental, Alfred Binet notou que os testes de cálculo permitiriam vislumbrar a inteligência dos sujeitos e, ao mesmo tempo, seu poder de atenção e seu espírito de método. Os resultados dessas experiências culminaram na elaboração da célebre Échelle Métrique de l’Intelligence. Assim, no que toca a esse artigo, nos interessou saber que marcha seguiu esse personagem no trato da aprendizagem da aritmética? Os resultados iniciais apontaram para uma preocupação com a aprendizagem da aritmética e com uma sistematização psicológica dos conteúdos aritméticos, a serem organizados tendo-se em conta a psicologia infantil e não mais a ordem lógica dos conteúdos.

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Biografia do Autor

Nara Vilma Lima Pinheiro, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo.

Mestre em Ciências pelo Progarma de Pós Graduação em Educação e Saúde na infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. Integrante do GHEMAT - Grupo de Pesquisa e História da Educação Matemática no Brasil. Doutorado sanduíche pela Université de Limoges, França.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2017-09-18

Como Citar

PINHEIRO, Nara Vilma Lima; VALENTE, Wagner Rodrigues. BINET E O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: O QUE ENSINAR, QUANDO ENSINAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 346–362, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p346-362. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6338. Acesso em: 22 dez. 2024.