SABERES GEOMÉTRICOS NO CURSO PRIMÁRIO: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MOVIMENTO DE SEUS METODOS E CONTEÚDOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p324-345Palavras-chave:
Conteúdos, Ensino Primário, História da Educação Matemática, Métodos de Ensino, Saberes Geométricos.Resumo
Nas primeiras décadas do século XX (1903-1930), tornava-se necessária a implantação de uma reforma na instrução pública da escola de primeiras letras, onde conteúdos e métodos de ensino da época foram colocados em debate. Diante essa necessidade, o objetivo deste texto é trazer uma discussão sobre os diferentes conteúdos e abordagens de métodos de ensino dos saberes geométricos, considerando como fontes de pesquisa programas de ensino, relatórios e livros didáticos utilizados na primeira república paranaense. Fizemos uso do ferramental teórico-metodológico proveniente da História Cultural e concluímos que, no período de estudo, vários métodos de ensino se faziam presentes em discussões, em documentos e possivelmente em práticas que envolviam os saberes geométricos no ensino primário.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.