SABERES GEOMÉTRICOS NO CURSO PRIMÁRIO: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MOVIMENTO DE SEUS METODOS E CONTEÚDOS

Autores

  • Alexsandra Camara Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.
  • Neuza Bertoni Pinto Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC – UFMT

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p324-345

Palavras-chave:

Conteúdos, Ensino Primário, História da Educação Matemática, Métodos de Ensino, Saberes Geométricos.

Resumo

Nas primeiras décadas do século XX (1903-1930), tornava-se necessária a implantação de uma reforma na instrução pública da escola de primeiras letras, onde conteúdos e métodos de ensino da época foram colocados em debate.  Diante essa necessidade, o objetivo deste texto é trazer uma discussão sobre os diferentes conteúdos e abordagens de métodos de ensino dos saberes geométricos, considerando como fontes de pesquisa programas de ensino, relatórios e livros didáticos utilizados na primeira república paranaense.  Fizemos uso do ferramental teórico-metodológico proveniente da História Cultural e concluímos que, no período de estudo, vários métodos de ensino se faziam presentes em discussões, em documentos e possivelmente em práticas que envolviam os saberes geométricos no ensino primário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra Camara, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Doutoranda do curso de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Neuza Bertoni Pinto, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC – UFMT

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Grupo de Pesquisa em História da Educação e Matemática – GHEMAT, Rede Amazônica de Educação em  Ciências e Matemática - REAMEC – UFMT.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

CAMARA, Alexsandra; PINTO, Neuza Bertoni. SABERES GEOMÉTRICOS NO CURSO PRIMÁRIO: UMA DISCUSSÃO SOBRE O MOVIMENTO DE SEUS METODOS E CONTEÚDOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 324–345, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p324-345. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6335. Acesso em: 22 nov. 2024.