A EDUCAÇÃO CATÓLICA PASSIONISTA EM TEMPOS DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL: TRAÇOS DOS SABERES ELEMENTARES DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DE LEITURA (1927 – 1933)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p302-323Palavras-chave:
Educação Católica, Renovação Educacional, Saberes Elementares da Matemática.Resumo
O presente artigo tem como estudo a atuação das Irmãs Passionistas, entre os anos de 1927 e 1933, no Colégio Santo Antonio, em Colombo/PR. Objetiva-se demarcar uma aproximação entre a educação católica e a renovação educacional, em tempos de Escola Nova (MAGALDI, 2007; ORLANDO, 2008), compreendendo a influência pedagógica na escola e os modos como os saberes elementares da Matemática apareceram nos materiais didáticos. Metodologicamente este trabalho está ancorado no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), utilizando como fontes documentos da Congregação e da Igreja, jornais e livros de leitura. Neste conjunto, destaca-se uma influência paulista, refletindo na Matemática as discussões do período, tendo esta um aspecto prático para a formação de um cidadão nacional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.