A EDUCAÇÃO CATÓLICA PASSIONISTA EM TEMPOS DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL: TRAÇOS DOS SABERES ELEMENTARES DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DE LEITURA (1927 – 1933)

Autores

  • Evelyn Orlando Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Mara Motin Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p302-323

Palavras-chave:

Educação Católica, Renovação Educacional, Saberes Elementares da Matemática.

Resumo

O presente artigo tem como estudo a atuação das Irmãs Passionistas, entre os anos de 1927 e 1933, no Colégio Santo Antonio, em Colombo/PR. Objetiva-se demarcar uma aproximação entre a educação católica e a renovação educacional, em tempos de Escola Nova (MAGALDI, 2007; ORLANDO, 2008), compreendendo a influência pedagógica na escola e os modos como os saberes elementares da Matemática apareceram nos materiais didáticos. Metodologicamente este trabalho está ancorado no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), utilizando como fontes documentos da Congregação e da Igreja, jornais e livros de leitura. Neste conjunto, destaca-se uma influência paulista, refletindo na Matemática as discussões do período, tendo esta um aspecto prático para a formação de um cidadão nacional.

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Biografia do Autor

Evelyn Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação pela UERJ. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Mara Motin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestre em Educação pela PUCPR. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

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Publicado

2017-09-18

Como Citar

ORLANDO, Evelyn; MOTIN, Mara. A EDUCAÇÃO CATÓLICA PASSIONISTA EM TEMPOS DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL: TRAÇOS DOS SABERES ELEMENTARES DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DE LEITURA (1927 – 1933). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 302–323, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p302-323. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6334. Acesso em: 22 dez. 2024.