EDUPESQUISA: O RECONHECIMENTO DA HISTORICIDADE DAS PESQUISAS

Autores

  • Marcia Regina Selpa Heinzle Furb
  • Maria Stela Busarello Theis
  • Eliane Kormann Tomazoni

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p601-621

Palavras-chave:

Educação. EduPesquisa. Historicidade. Produção Científica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as principais temáticas das investigações que emergiram no Grupo de Pesquisa EduPesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Essas investigações foram desenvolvidas em quatro linhas, a saber: a) Epistemologia e Processos Metodológicos; b) Historicidade Sócio-Institucional da Educação; c) Políticas e Administração da Educação; e d) Educação, Estado e Sociedade. O presente estudo, de abordagem qualitativa, considerouas interlocuções metodológicas do Estado da Arte, em que foram analisadas 28 dissertações orientadas pelo pesquisador Lauro Carlos Wittmann do Programa de Pós-Graduação citado. As pesquisas analisadas caracterizam-se em seu papel crítico e fundante na construção do conhecimento e remetem a sua pertinência no campo educacional e em virtude dos desafios da organização da sociedade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Selpa Heinzle, Furb

Mestrado em Educação- FURB e Doutorado em Educação- UNICAMP. Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Professora Colaboradora do Mestrado em Saúde Coletiva. Coordenadora local PARFOR.. Ênfase nos seguintes temas: Educação em Saúde; Educação Superior; Currículo; Avaliação; Metodologias; Docência Universitária. 

Maria Stela Busarello Theis

Mestrado em Educação- FURB. Atua na Gerência Regional de Educação de Blumenau. Integradora do Ensino Médio e Profissional. Ênfase nos seguintes temas: Gestão Local da Educação, Sociedade do Conhecimento, Formação de Professores e Pesquisadores.Especializações na Educação, Mídias na Educação e Ensino Médio. 

Eliane Kormann Tomazoni

Mestrado em Educação- FURB. Professora do Centro Universitário de Brusque -UNIFEBE. Leciona as disciplinas de Estágio Supervisionado; Psicopedagogia e Educação; Didática. Assessora Pedagógica no Centro de Inovação Pedagógica e Desenvolvimento do Trabalho Docente/CIPD. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas do Ensino Superior – GEPES/FURB

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

HEINZLE, Marcia Regina Selpa; THEIS, Maria Stela Busarello; TOMAZONI, Eliane Kormann. EDUPESQUISA: O RECONHECIMENTO DA HISTORICIDADE DAS PESQUISAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 601–621, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p601-621. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6281. Acesso em: 22 nov. 2024.